Getúlio, há 70 anos, saia da vida para entrar na história. Sua morte, um ato de coragem, heroísmo, e compromisso com o povo e o Brasil merece nosso registro e homenagem.
“A Revolução de 30 jogou por terra a dependência. Promoveu um desenvolvimento autônomo e autocentrado, com base nos recursos internos e sob controle nacional. Iniciou, deste modo, o maior período de crescimento da história do país – e o maior crescimento de um país capitalista no mundo durante os 50 anos seguintes.
Éramos, então, na lembrança do grande patriota Euzébio Rocha a respeito de uma frase de Getúlio (“O Brasil deve deixar de ser um país exportador de produtos de sobremesa”), um país produtor de sobrepastos – café, açúcar e cacau, principalmente. A Revolução de 30 nos tornou um país moderno, industrializado e poderoso.” Afirma-nos Carlos Lopes em seu artigo que disponibilizamos a seguir, pois, sem dúvida é uma grande contribuição a todos os estudiosos da história do Brasil, da Revolução de 1930, do papel de Getúlio na construção do Brasil soberano, na formação do Estado nacional, no processo de desenvolvimento com industrialização e fortalecimento dos direitos dos trabalhadores.
Em seguida, disponibilizamos o link do vídeo do canal Tutameia, contendo a leitura da “Carta Testamento”, a fala do Presidente Lula em homenagem a Getúlio em pronunciamento no último 24 de Agosto de 2024 e a transmissão do debate realizado em São Paulo no Teatro Denoy de Oliveira pelo CPC-UMES com os jornalistas Carlos Lopes da Hora do Povo e Beto Almeida da Telesur em São Paulo, assim como alguns artigos publicados na Hora do Povo e alguns textos do próprio Getúlio.
Por último, segue o link da TV Grabois com a excelente Live do João Especial com Carlos Lopes sob a coordenação do Historiador Altair Freitas responsável pela Escola João Amazonas.
Confira abaixo:
A herança de Getúlio é o Brasil
Debate analisa legado de Vargas e críticas ao getulismo
A atualidade de Getúlio Vargas, 70 anos após seu martírio
“É preciso retomar a trajetória de Getúlio para o Brasil crescer”, defende o vereador Werner Rempel
Getúlio, Jango e Lula na luta pela Eletrobrás, por João Vicente Goulart
Getúlio Vargas sobre a contrarrevolução de 1932
Celso Furtado e Raul Prebisch com o presidente Getúlio Vargas
Getúlio Vargas, o pai da indústria no Brasil. Viva!
Getúlio no 7 de Setembro: a luta pela independência econômica
70 Anos do Suicídio de Getúlio Vargas: Pesença do Imperialismo e Luta de Classes no Brasil
Conhecer a história, construir o futuro.
Boa leitura! Bons estudos!