Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cátedra Cláudio Campos

    FMG lança curso sobre pensadores nacionalistas brasileiros dia 15/11

    O curso traz aulas sobre Ignácio Rangel, Getúlio Vargas, Maria da Conceição Tavares, Celso Furtado, Nelson Werneck Sodré, Alberto Guerreiro Ramos, Álvaro Vieira Pinto e Roland Corbisier.

    A Fundação Maurício Grabois, por meio da Cátedra Claudio Campos, apresenta, em sua plataforma de EAD (https://grabois.eadbox.com/) o curso Pensadores Nacionalistas Brasileiros. São oito aulas sobre os grandes intelectuais nacionalistas do século XX oferecidas por especialistas do pensamento nacional-desenvolvimentista. O curso custa R$ 78,00.

    No dia 15 de novembro estarão disponíveis as aulas sobre Ignácio Rangel, Getúlio Vargas, Maria da Conceição Tavares e Celso Furtado, que são ministradas respectivamente pelos professores Elias Jabbour, Nilson Araujo, José Carlos Braga e Pedro Dutra Fonseca.

    No início de dezembro serão disponibilizadas outras quatro aulas: Nelson Werneck Sodré, Alberto Guerreiro Ramos, Álvaro Vieira Pinto e Roland Corbisier, ministradas respectivamente pelos professores João Quartim de Moraes, Luiz Eduardo Motta, Enoque Feitosa e Cristiano Cappovila.

    Para o coordenador e professor do curso Pensadores Nacionalistas Brasileiros, Nilson Araujo de Sousa, “apesar de grande significado teórico e político o pensamento nacionalista brasileiro é pouco conhecido. Por isso a Fundação Maurício Grabois, através da Cátedra, depois de haver organizado um livro com textos fundamentais do nacionalismo brasileiro e ter organizado um seminário com 53 palestrantes sobre o nacional desenvolvimentismo e novo projeto nacional de desenvolvimento, agora organiza este curso para formar público que compreenda o pensamento nacionalista brasileiro.”

    As aulas mostram substantivamente como cada um desses autores criou, à sua forma, um pensamento original para as soluções dos problemas fundamentais por que passava o Brasil. Em alguma medida todos têm alguma atuação durante os anos 1950 e são muito conceituados em suas áreas. Vários deles integraram o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), que foi um importante polo de elaboração de conhecimento político, histórico, filosófico e econômico sobre o Brasil com forte viés propositivo e de busca de soluções.

    Resgatar as contribuições desses pensadores para que o público tire lições para a atualidade e busque soluções para os problemas contemporâneos é um dos objetivos deste curso. Para a coordenadora da Cátedra Cláudio Campos, Rosanita Campos: “Com este curso constrói-se caminhos para superar uma das maiores, senão a maior, encruzilhadas da história: ou mantém o descaminho do retrocesso econômico, com a desindustrialização e a reprimarização, retornando às vulnerabilidades vigentes antes da Revolução de 1930; ou dá um salto adiante e retoma, em novas bases tecnológicas, a trajetória então inaugurada e que duraria até 1980, promovendo a reindustrialização soberana do país, voltada para o atendimento das necessidades de nosso povo.”

    Serviço:

    Curso Pensadores Nacionalistas Brasileiros
    Inscrições a partir de 15 de novembro de 2024
    Na plataforma https://grabois.eadbox.com/
    Custo: R$ 78,00