Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cultura

    Centenário da Coluna Prestes é celebrado na UNILA com exposição

    Exposição e palestra com a colunista da Grabois e neta de Luiz Carlos Prestes, Ana Prestes, integram parceria inédita entre a Fundação Maurício Grabois e o curso de Ciência Política e Sociologia da UNILA

    POR: Redação*

    3 min de leitura

     Exposição 100 anos da Coluna Prestes na Câmara dos Deputados, em 21/05/2024. Foto: Divulgação
    Exposição 100 anos da Coluna Prestes na Câmara dos Deputados, em 21/05/2024. Foto: Divulgação

    A exposição A serpente luminosa e o dragão da maldade, em homenagem ao centenário da Coluna Prestes, chega à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR), nesta segunda-feira (12). A mostra é fruto de uma parceria entre o curso de Ciência Política e Sociologia da universidade e a Fundação Maurício Grabois.

    Ana Prestes, neta de Luiz Carlos Prestes, doutora em Ciência Política e secretária de Relações Internacionais do PCdoB, participa das atividades promovidas. Além da abertura da exposição, Ana profere a palestra “100 anos da marcha invicta: Memória e resistência”, como parte da programação do evento.

    Socióloga Ana Prestes, neta de Luís Carlos Prestes. Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

    As atividades em Foz do Iguaçu celebram a passagem da Coluna Prestes pela cidade, onde, em 1925, os combatentes sob o comando de Luiz Carlos Prestes encontraram-se com as tropas paulistas da Revolução de 1924, lideradas por Isidoro Dias Lopes, Miguel Costa e João Cabanas.

    O centenário da Coluna Prestes coincide com os 15 anos de fundação da UNILA, universidade federal voltada à integração latino-americana. Desde abril, a instituição promove uma série de eventos sobre o legado histórico da Coluna e suas conexões com temas contemporâneos, como a educação pública e os desafios da democracia na região.

    Confira a programação completa aqui

    Além da mostra, a programação inclui roda de conversa com estudantes, plantio de árvore, descerramento de placa comemorativa, visita aos campi da UNILA (Itaipu e Jardim Universitário) e reuniões com coletivos locais.

    A exposição exibida na UNILA foi lançada originalmente no Congresso Nacional, em 2024, como resultado de pesquisa conduzida pela Fundação Maurício Grabois. Desde então, tem caráter itinerante, circulando por instituições de ensino superior e espaços culturais em diversas regiões do país.

    A realização conjunta do evento marca o início de uma parceria institucional entre a Fundação e a UNILA, com perspectivas para futuros intercâmbios acadêmicos e culturais.

    Serviço:
    Exposição “A serpente luminosa e o dragão da maldade”
    Local: UNILA – Campus Integração, Foz do Iguaçu (PR)
    Período: de 12 a 30 de maio de 2025

    *Com informações da UNILA