Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Direitos Humanos

    Livro reúne pela primeira vez obra de Maurício Grabois com textos inéditos

    Volume traz artigos publicados entre 1945 e 1964, preservando a voz e o pensamento do dirigente do PCdoB

    POR: Leandro Melito

    5 min de leitura

    Livro "Textos Reunidos de Maurício Grabois" é uma co-edição das editoras Ciências Revolucionárias e Anita Garibaldi, com o apoio da Fundação Maurício Grabois Foto: Divulgação / Fundação Maurício Grabois
    Livro "Textos Reunidos de Maurício Grabois" é uma co-edição das editoras Ciências Revolucionárias e Anita Garibaldi, com o apoio da Fundação Maurício Grabois Foto: Divulgação / Fundação Maurício Grabois

    Pela primeira vez, todos os textos do dirigente do PCdoB Maurício Grabois — deputado constituinte de 1946 e comandante da Guerrilha do Araguaia — publicados na imprensa comunista entre 1945 e 1964 estão reunidos em um único volume. O livro Maurício Grabois – Textos reunidos, coedição das editoras Ciências Revolucionárias e Anita Garibaldi com apoio da Fundação Maurício Grabois (FMG), já está à venda na livraria Anita Garibaldi.

    “É a primeira vez que se publica em livro o conjunto dos textos do Maurício Grabois. Isso nunca foi reunido em um único volume, mas o trabalho com a transcrição dos textos e a publicação em grafia original é a primeira vez que a gente reúne”, destaca Igor Grabois, organizador do livro ao lado de Katiane de Souza Almeida e Klaus Scarmeloto.

    D.H.; Geral; Mauricio Grabols, preso em 1939. Imagem do acervo iconográfico do Arquivo Público do Estado de São Paulo

    Para Walter Sorrentino, presidente da Fundação Maurício Grabois, os textos reunidos “são peças de combate, para responder às necessidades do momento histórico em que foram publicados. Servem como um testemunho vivo. Diversas passagens guardam atualidade, demonstrando a persistência de vários problemas de nosso país. A leitura dos textos aqui reunidos traz ensinamentos das táticas e das formas de luta de um período importante da classe operária brasileira”.

    A vida de Maurício Grabois já foi documentada em livros nas biografias  Maurício Grabois: Uma vida de combates (Anita Garibaldi, 2012) escrito por Osvaldo Bertolino e Maurício Grabois – Meu pai (Héxis Editora, 2014) escrito por Vitória Grabois, filha de Maurício. A publicação lançada agora traz pela primeira vez o pensamento do dirigente comunista na sua própria voz e contribui para ampliar o conhecimento sobre sua atuação.

    “O mais importante é a dívida histórica, eu como neto e a própria Fundação Maurício Grabois, ela satisfaz essa dívida histórica. Uma coisa é uma biografia, por melhor que ela seja; outra coisa é o personagem falar por si só. A voz que este livro dá a Maurício Grabois acrescenta um novo olhar sobre sua trajetória”, diz Igor Grabois

    Apesar da importância do autor na história do movimento comunista e do Brasil, Maurício Grabois tem sua trajetória e obra pouco conhecidos. O conjunto dos escritos, alguns deles inéditos em livro, mostram a capacidade teórica e de análise política do grande dirigente comunista.

    “Pela densidade do volume e de alguns textos publicados, o livro mostra que o Maurício foi um formulador teórico. Como ele era um homem de ação, esse lado da obra teórica ficou meio escondido, mas a gente vê que ele maneja os contextos do método marxista e tem um conhecimento profundo da realidade brasileira e o transforma, nos textos, em ação, em tática política”, aponta o organizador do livro.

    Entre os textos inéditos publicados neste volume estão os artigos do jornal A Classe Operária, considerados perdidos e resgatados para esta publicação. Fundado pelo Partido Comunista do Brasil em 1925, o jornal foi mantido pela Edições Horizonte, que durante o período de clandestinidade do partido, a partir de 1947, ficou em nome de Maurício Grabois.

    Maurício Grabois (esq.) ao lado do Barão de Itararé (Apparício Torelly)

    O jornal A Classe Operária foi publicado quinzenalmente entre março de 1962 e início de 1964, publicado no Rio de Janeiro e distribuído em todo o Brasil. “Isso era dado como perdido, diversos pesquisadores pediam e ninguém achava essa coleção”, aponta Igor Grabois. Os textos publicados nesta edição do livro foram encontrados por Augusto Buonicore em um microfilme no Arquivo Edgar Leuenroth da Universidade de Campinas.

    “Ele achou um microfilme em péssimo estado, sabe-se lá como esse microfilme foi feito, ainda precisamos descobrir. Esse foi o trabalho mais difícil de transcrição feito manualmente, por sorte alguns artigos tinham duas cópias no microfilme, mas algumas partes não foi possível serem reconstruídas.”

    Acesse aqui o acervo digital digital do CDM de A Classe Operária

    Apesar da coleção dos jornais estar completa no microfilme, muitos dos jornais originais estavam rasgados, e alguns textos foram publicados com partes suprimidas. “Tem textos que a gente optou por publicar, mesmo pela metade, porque a parte do jornal não existia.”

    Maurício Grabois

    Maurício Grabois foi organizador, jornalista, publicista, escritor, parlamentar e dirigente comunista. Na década de 1940 enfrentou a repressão do Estado Novo e se dedicou também à divulgação das ideias do PCB por meio do jornal A Classe Operária e depois com as revistas Renovação e Continental.

    Foi um dos principais organizadores da campanha pela Constituinte de 1946, para a qual se elegeu, tornando-se  líder da bancada comunista na Câmara dos Deputados.

    Teve atuação central no 5º Congresso do Partido Comunista do Brasil e, junto com João Amazonas e Pedro Pomar, organizou a Conferência Extraordinária de 1962, que garantiu a continuidade revolucionária do PCdoB.

    Quando a ditadura foi instaurada pelo Golpe Militar de 1964, Maurício Grabois, foi escolhido pelo partido como comandante da Guerrilha do Araguaia. Sua morte em combate contra as tropas do regime militar completa 52 anos em dezembro deste ano.

    Ficha Técnica

    Título: Maurício Grabois – Textos reunidos
    Organizadores: Igor Grabois, Katiane de Souza Almeida e Klaus Scarmeloto
    ISBN: 978-85-694019-6-4
    Editoras: Anita Garibaldi, Ciências Revolucionárias e Fundação Maurício Grabois
    Ano de publicação: 2025
    Edição:
    Páginas: 570
    Dimensões: 23cm x 16cm x 3cm
    Peso: 850g
    Compre online: Livraria Anita
    Preço: R$ 84 (preço especial de lançamento)

    Notícias Relacionadas