O livro Textos reunidos de Maurício Grabois (2025) terá seu lançamento em São Paulo (SP) nesta sexta-feira (21) às 18h30 no Instituto de Estudos da Violência do Estado (IEVE).
Coedição das editoras Ciências Revolucionárias e Anita Garibaldi com apoio da Fundação Maurício Grabois (FMG), a obra reúne pela primeira vez em um único volume os textos do dirigente do PCdoB Maurício Grabois — deputado constituinte de 1946 e comandante da Guerrilha do Araguaia — publicados na imprensa comunista entre 1945 e 1964.
Organizado por Igor Grabois, Katiane de Souza Almeida e Klaus Scarmeloto, Textos reunidos de Maurício Grabois está à venda na livraria Anita Garibaldi.
Leia também:
Livro com textos inéditos de Maurício Grabois e biografia de Renato Rabelo são destaques no 16º Congresso do PCdoB

Maurício Grabois assina, como líder da bancada comunista, a Constituição de 1946. Foto: Acervo / CDM
Apesar da importância do autor na história do movimento comunista e do Brasil, Maurício Grabois tem sua trajetória e obra pouco conhecidos. O conjunto dos escritos, alguns deles inéditos em livro, mostram a capacidade teórica e de análise política do grande dirigente comunista.
“Pela densidade do volume e de alguns textos publicados, o livro mostra que o Maurício foi um formulador teórico. Como ele era um homem de ação, esse lado da obra teórica ficou meio escondido, mas a gente vê que ele maneja os contextos do método marxista e tem um conhecimento profundo da realidade brasileira e o transforma, nos textos, em ação, em tática política”, destaca Igor Grabois, um dos organizadores do livro.
Entre os textos inéditos publicados neste volume estão os artigos do jornal A Classe Operária, considerados perdidos e resgatados para esta publicação. Fundado pelo Partido Comunista do Brasil em 1925, o jornal centenário foi mantido pela Edições Horizonte, que durante o período de clandestinidade do partido, a partir de 1947, ficou em nome de Maurício Grabois.
A vida de Maurício Grabois já foi documentada em livros nas biografias Maurício Grabois: Uma vida de combates (Anita Garibaldi, 2012) escrito por Osvaldo Bertolino e Maurício Grabois – Meu pai (Héxis Editora, 2014) escrito por Vitória Grabois, filha de Maurício. A publicação lançada agora traz pela primeira vez o pensamento do dirigente comunista na sua própria voz e contribui para ampliar o conhecimento sobre sua atuação.
“O mais importante é a dívida histórica. Uma coisa é uma biografia, por melhor que ela seja; outra coisa é o personagem falar por si só. A voz que este livro dá a Maurício Grabois acrescenta um novo olhar sobre sua trajetória”, diz Igor Grabois
Leia mais: Jornal A Classe Operária lança edição comemorativa de 100 anos
