Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Ciência e Tecnologia

    Revista Princípios se consolida como Qualis A3 na Capes

    Revista marxista mais longeva no Brasil, a Princípios acaba de ser classificada pela Capes como Qualis A3 (2021-2024), um dos estratos mais altos do sistema de qualificação científica do país.

    POR: Theófilo Rodrigues

    2 min de leitura

    Revista marxista mais longeva no Brasil, a Princípios acaba de consolidar sua classificação como como Qualis A3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um dos estratos mais altos do sistema de qualificação científica do país.

    A revista já havia sido reconhecida como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020) e consolida essa posição na nova avaliação realizada pela Capes do Qualis Periódicos (2021-2024).

    Publicada pela Editora Anita Garibaldi, a Princípios nasceu em 1981 sob a coordenação de João Amazonas. Nesses 45 anos de existência, a revista quadrimestral já publicou 173 números.

    Leia também:

    Princípios 171: China e nova economia do projetamento

    Princípios 172: Socialismo e nova economia do projetamento

    Em 2020, a Princípios passou por um grande processo de revisão para adequá-la aos critérios de avaliação do sistema Qualis da Capes. Assim, desde a edição 159 todos os números têm passado pelo chamado peer review, isto é, avaliação dos textos por pares (sistema de dupla avaliação às cegas).

    + Princípios e Mundo Contemporâneo firmam acordo de cooperação midiática Brasil-China

    Além disso, a revista passou a usar o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para administração e publicação de revistas científicas. Também incorporou o uso do registro DOI — Digital Object Identifier, mecanismo que permite a rápida recuperação de publicações e citações, contribui para difusão ampla dos textos e permite um registro mais simples, completo e integrado em plataformas curriculares como Lattes e Orcid.

    O esforço para transformar Princípios em uma grande revista científica marxista reconhecida pelo mundo acadêmico deu certo, como demostra a recente avaliação da Capes que a classificou como Qualis A3.

     

    Notícias Relacionadas