Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Ciência e Tecnologia

    Fundação Grabois promove seminário sobre capitalismo e desafios do Brasil

    Pesquisadores de diferentes áreas analisam mudanças estruturais da economia e seus impactos sobre desenvolvimento, indústria e projeto nacional

    POR: Leandro Melito

    4 min de leitura

    Seminário "Capitalismo no Brasil Contemporâneo" organizado pela Fundação Maurício Grabois. Imagem: Gabriel Santos / Grabois
    Seminário "Capitalismo no Brasil Contemporâneo" organizado pela Fundação Maurício Grabois. Imagem: Gabriel Santos / Grabois

    A Fundação Maurício Grabois realiza durante o mês de junho o Seminário “Capitalismo no Brasil Contemporâneo”, com o objetivo de contribuir com o processo de atualização do Programa do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O seminário integra um esforço político e intelectual de grande relevância, promovendo um diálogo aprofundado com pesquisadoras e pesquisadores de reconhecida contribuição nos temas estruturantes dos desafios brasileiros.

    Inscreva-se para acompanhar os debates e receber a playlist completa

    A proposta do seminário é promover um debate analítico dos temas, adicionando elementos empíricos e teóricos para enriquecer o debate com o objetivo de oferecer subsídios para a atualização programática do partido, por meio da Comissão constituída pelo Comitê Central do PCdoB para esse objetivo. Coordenada pelo presidente da Grabois, Walter Sorrentino, a Comissão é responsável por redigir a proposta e realizar seminários preparatórios para orientar os debates.

    Leia também:
    + Hora de atualizar o Programa Socialista para o Brasil do PCdoB
    + Novas dinâmicas do capitalismo e os desafios do Brasil: Capitalismo de Estado e nacional-desenvolvimentismo no Brasil

    A abertura do evento acontece na próxima segunda-feira (1) com a mesa Transformações no Capitalismo: a questão tecnológica e digital. Realizada de forma online com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV Grabois, a mesa de abertura terá início às 18h.

    Com mediação do economista Iago Montalvão, coordenador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Nacional e Socialismo (GP 1) da Fundação Maurício Grabois, a mesa será integrada pelo médico e economista Aloísio Barroso, pelo diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Celio Hiratuka, e pelo pesquisador de Redes Digitais  e professor da UFABC, Sérgio Amadeu.

    As quatro mesas seguintes serão realizadas às terças-feiras ao longo do mês de junho, sempre às 19h. Os nomes das palestrantes e dos palestrantes convidados para as demais mesas ainda estão em fase de confirmação e serão divulgados oportunamente.

    Programação

    Seminário “Capitalismo no Brasil Contemporâneo”

    Mesa 1 – 01 de junho de 2026 | segunda-feira – 18h

    Transformações no Capitalismo: a questão tecnológica e digital

    Acompanhe ao vivo:

    Iago Montalvão é bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP, mestre em Economia pelo IE-Unicamp e doutorando na mesma instituição. É Coordenador Executivo do Transforma-Unicamp , pesquisador no Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep) e coordenador do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Nacional e Socialismo da Fundação Maurício Grabois. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (2019-2021).

    Sérgio Amadeu da Silveira é professor da UFABC (Universidade Federal do ABC), pesquisador de Redes Digitais. Foi conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

    Aloísio Sérgio Rocha Barroso é médico, formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1979). Pela Unicamp, fez especialização em Economia Sindical e do Trabalho (1998), mestrado em Economia Social e do Trabalho (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2019).

    Celio Hiratuka é diretor do Instituto de Economia da Unicamp e professor associado I da Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Economia Industrial e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, empresas transnacionais, investimento direto estrangeiro, desenvolvimento industrial e relações Brasil-China. É pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia e Coordenador do Grupo de Estudos Brasil-China.

    Mesa 209 de junho de 2026 | terça-feira – 19h – A questão energética: disputas globais e soberania nacional

    Mesa 316 de junho de 2026 | terça-feira – 19h – Capitalismo no Brasil: a questão industrial e tecnológica

    Mesa 423 de junho de 2026 | terça-feira – 19h – Capitalismo no Brasil: a questão financeira e macroeconômica

    Mesa 530 de junho de 2026 | terça-feira – 19h – Capitalismo no Brasil: a questão agropecuária