Documentário Camponeses do Araguaia ganha destaque nacional
O documentário “Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro”, produzido pela Fundação Maurício Grabois com direção de Vandré Fernandes, marcou presença entre os 19 finalistas que concorreram ao Troféu Bandeira Paulista da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
O documentário também participou do Festival do Rio 2010. Aproximadamente 150 pessoas ocuparam os lugares disponíveis no auditório do Centro Cultural Justiça Federal, no centro da cidade do Rio de Janeiro, na noite de 28 de setembro, para assistir à primeira exibição.
Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a participação do público foi significativa. “Na mostra de São Paulo, quando houve debates com a plateia, muitos perguntaram sobre a reversão da liminar que derrubou temporariamente a decisão da Comissão de Anistia favorável aos camponeses. A ideia é exatamente esta: fazer do filme um instrumento de análises das lutas por transformações em nosso país”, disse Vandré Fernandes.
O documentário vem sendo exibido em vários outros espaços, como ocorreu na Cinemateca de São Paulo no último dia 12 de novembro. Além disso, deve estrear em breve no Canal Brasil – prestigiada faixa da TV a cabo que atualmente negocia os direitos de transmissão do filme.