Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Atividades da Fundação são destaque no “processo Fórum”

    A Fundação esteve presente no Fórum Mundial de Porto Alegre, ocorrido entre os dias 25 e 29 de janeiro. Na ocasião foi lançado o livro A via de desenvolvimento de orientação socialista, de Samir Amin. Já no Fórum Social Temático de Salvador (29 de janeiro a 1º de fevereiro), a Fundação Grabois promoveu, em parceria […]

    POR: Redação

    3 min de leitura

    Mesa “Marxismo no Brasil”, promovida pela Fundação no âmbito do Fórum Social Temático de Salvador
    Mesa “Marxismo no Brasil”, promovida pela Fundação no âmbito do Fórum Social Temático de Salvador

    A Fundação esteve presente no Fórum Mundial de Porto Alegre, ocorrido entre os dias 25 e 29 de janeiro. Na ocasião foi lançado o livro A via de desenvolvimento de orientação socialista, de Samir Amin.

    Já no Fórum Social Temático de Salvador (29 de janeiro a 1º de fevereiro), a Fundação Grabois promoveu, em parceria com as fundações Lauro Campos e Dinarco Reis, debates sobre os temas “A crise do capitalismo e suas perspectivas”, “Estratégias da Revolução Brasileira” e “Marxismo no Brasil”.

    IV Fórum Social Américas
    A Fundação Maurício Grabois também realizou, no âmbito do IV Fórum Social Américas – ocorrido entre os dias 11 e 15 de agosto na cidade de Assunção, Paraguai – atividades sobre temas de grande relevância no atual estágio político da América Latina.

    A mesa “Governos de esquerda e progressistas e integração solidária na América Latina” – promovida em parceria com a Fundação Perseu Abramo (PT) e com o apoio do Fórum de São Paulo – partiu da constatação de que, de 1998 a 2009, forças políticas críticas ao neoliberalismo venceram as eleições presidenciais em diversos países da América Latina. Com base nessa realidade, o debate buscou responder às seguintes perguntas: Quais as realizações desses governos? Quais seus desafios presentes e futuros? Em que medida eles contribuíram para materializar objetivos socialistas e de esquerda?

    Participaram da discussão Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do PT e secretário executivo do Fórum de São Paulo; Hector Fraginals, do Partido Comunista Cubano; Jorge Kreyness, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista da Argentina, e Jacopo Torres, do Partido Socialista Unificado da Venezuela.

    Outra atividade copatrocinada pela Fundação Grabois foi “Brasil: transformações e desafios para o próximo período”. O evento realizou balanço do governo brasileiro de 2003 até os dias atuais, abordando temas como o papel do Brasil na integração da América Latina, a relação do governo Lula com os movimentos sociais, as eleições presidenciais de 2010 e os desafios para os
    próximos anos. Compuseram a mesa Fernando Apparício Silva, assessor especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Ricardo Abreu “Alemão”, secretário de Relações Internacionais do PCdoB; Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT; Adeilson Teles, da Central única dos Trabalhadores (CUT), e Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

    Ainda no Fórum Social Américas, a Fundação Grabois promoveu, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, o debate “Defesa, segurança pública e luta contra o crime organizado”, que reuniu especialistas acadêmicos de vários países da região.