Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    China

    Lições da China sobre redução da pobreza na Revista Princípios

    Livro "Closer to heaven" traz elementos sobre o processo chinês de erradicação da pobreza com políticas de longo prazo, inclusão social e desenvolvimento sustentável

    POR: Leandro Melito

    3 min de leitura

    Aldeãs colhem pimentas frescas na aldeia de Qinggangba, vila de Tangtou, no distrito de Sinan, Província de Guizhou, sudoeste da China, em 12/08/2020. Foto: Xinhua/Yang Wenbin
    Aldeãs colhem pimentas frescas na aldeia de Qinggangba, vila de Tangtou, no distrito de Sinan, Província de Guizhou, sudoeste da China, em 12/08/2020. Foto: Xinhua/Yang Wenbin

    O sucesso das iniciativas de redução da pobreza da República Popular da China, responsável por cerca de 70% dos avanços na redução da pobreza global, oferece lições para países em desenvolvimento, em particular na implementação de estratégias governamentais eficazes e de longo prazo.

    Esse é o foco da resenha Um panorama detalhado sobre o sucesso da erradicação da pobreza na China de Andrea César Lopez sobre o livro Closer to heaven: a global nomad’s journey through China’s poverty alleviation (China Intercontinental Press, 2021) para a edição 172 da Revista Princípios.

    “O livro de Nilsson oferece uma visão abrangente sobre a multifacetada campanha de erradicação da pobreza em curso na China, trazendo importantes contribuições para o entendimento dos mecanismos e impactos profundos das iniciativas dirigidas pelo governo chinês”, escreve Lopez.

    Leia também: China lidera Iniciativa de Desenvolvimento Global em resposta a crises e desigualdades

    Ele destaca que as políticas implementadas pelo Partido Comunista também redefiniram o papel da China no cenário global como um exemplo de sucesso em desenvolvimento socioeconômico.

    Livro do jornalista “Closer to Heaven” do jornalista norte-americano Erik Nilsson analisa o combate à pobreza na China. Foto: Divulgação /China Intercontinental Press

    A análise feita por Nilsson tem como base sua experiência como jornalista que acompanhou o desenvolvimento chinês durante duas décadas, por meio de eventos que atravessam esse processo, como o terremoto de 12 de maio de 2008, que tirou a vida de milhares de habitantes de Wenchuan, na província de Sichuan, onde aborda a resiliência da população local e investiga as medidas tomadas pelo Estado chinês, assim como dinâmicas sociais nas comunidades do planalto Qinghai-Tibet, onde a introdução de painéis solares em 2011 catalisou um aumento significativo de oportunidades educacionais e econômicas.

    Princípios 172: Socialismo e nova economia do projetamento

    “Ao combinar relatos pessoais com dados históricos e contextuais, Nilsson contribui signifi cativamente para a compreensão dos complexos processos por trás do desenvolvimento chinês, ao mesmo tempo que exemplifi ca como as políticas públicas bem executadas podem gerar impactos duradouros”, destaca Lopez.

    Serviço

    Revista: Princípios (Qualis A3)
    ISSN: 1415-7888 | E-ISSN: 2675-6609
    Editora: Anita Garibaldi
    Número: 172
    Para ler a edição completa online: Clique aqui
    Adquira a versão impressa: Clique aqui

    Notícias Relacionadas