A revista Princípios, periódico científico de teoria, política e cultura, classificada torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Reformas estruturais e caminhos da revolução brasileira”. As contribuições deverão ser submetidas até o dia 1º de dezembro de 2025, na área de envio do textos.
O dossiê é organizado pelos professores doutores Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), Aloísio Sérgio Barroso (Unicamp), Carlos Eduardo Martins (UFRJ) e Euzébio Jorge (FESPSP). A publicação está prevista para o primeiro quadrimestre de 2026.
Princípios 171: China e nova economia do projetamento
Classificada pela Capes como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020), a Princípios convida à produção de reflexões e análises visando contribuir para a construção de programas afinados com o avanço de um novo projeto nacional de desenvolvimento.
“A perspectiva adotada neste dossiê é marxista, mas aberta ao diálogo com contribuições de diferentes campos críticos, como o estruturalismo latino-americano, o pensamento keynesiano, a economia política do desenvolvimento e outras abordagens”, explica o edital.
Princípios 172: Socialismo e nova economia do projetamento
A chamada busca reunir estudos teóricos, históricos, empíricos e programáticos que ajudem a compreender os desafios contemporâneos da formação social brasileira e a apontar caminhos concretos para uma transição ao socialismo no século XXI.
Pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas áreas são convidados a contribuir com análises críticas, propostas inovadoras e reflexões que articulem teoria e prática política, unindo as mais diversas disciplinas das ciências humanas e sociais na realização de esforços de pesquisa acerca dos seguintes eixos estruturantes:
-
- Neoindustrialização e nova inserção internacional orientada pela soberania produtiva, tecnológica e comercial;
- Reindustrialização e planejamento estatal para soberania tecnológica e fortalecimento do complexo produtivo nacional;
- Reforma agrária, agricultura familiar e soberania alimentar;
- Reforma urbana, direito à cidade e políticas de habitação popular;
- Reforma tributária, redistribuição de renda e justiça social;
- Reforma do sistema financeiro, com controle democrático do crédito, combate à financeirização e fortalecimento do financiamento ao desenvolvimento;
- Diversificação energética, transição ecológica e desenvolvimento sustentável;
- Reforma política, participação popular e democratização do poder;
- Reforma da Justiça e da segurança pública;
- Reforma trabalhista e redução da jornada de trabalho;
- Reforma da mídia, democratização da comunicação e revolução cultural;
- Papel dos movimentos sociais e populares na luta por reformas estruturantes.
Sobre a Princípios
Revista marxista mais longeva no Brasil, a Princípios nasceu em 1981 sob a coordenação de João Amazonas.
Em 2020, a Princípios passou por um grande processo de revisão para adequá-la aos critérios de avaliação do sistema Qualis da CAPES. Assim, desde a edição 159 todos os números têm passado pelo chamado peer review, isto é, avaliação dos textos por pares, em sistema de dupla avaliação às cegas.
Além disso, a revista passou a usar o sistema Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para administração e publicação de revistas científicas. Também incorporou o uso do registro DOI — Digital Object Identifier, mecanismo que permite a rápida recuperação de publicações e citações, contribui para a difusão ampla dos textos e possibilita um registro mais simples, completo e integrado em plataformas curriculares como Lattes e Orcid.
O esforço para transformar Princípios em uma grande revista científica marxista reconhecida pelo mundo acadêmico resultou na avaliação da CAPES que a classificou como Qualis A3, um dos estratos mais altos do sistema de qualificação científica do país.