Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Internacional

    Meia Noite em Pequim com Elias Jabbour reestreia na TV Grabois nesta quarta (1º)

    Nova temporada traz debates sobre China, socialismo, Brasil, Sul Global e os impasses criados pelos EUA no cenário internacional. Exibição às quartas-feiras, ao meio-dia, no YouTube

    POR: Leandro Melito

    4 min de leitura

    'Meia Noite em Pequim' com Elias Jabbour vai ao ar toda quarta-feira, 12h. Foto: FMG / Divulgação
    'Meia Noite em Pequim' com Elias Jabbour vai ao ar toda quarta-feira, 12h. Foto: FMG / Divulgação

    Elias Jabbour e o Meia Noite em Pequim estão de volta. Nesta quarta-feira (1º), estreia na TV Grabois a nova temporada de um dos programas de maior audiência do canal no YouTube.

    A atração será semanal, exibida às quartas-feiras, ao meio-dia. A nova fase do programa amplia a temática da China e o socialismo do século XXI para o Brasil, o Sul Global e os desafios colocados pelos Estados Unidos no cenário internacional. Os programas terão em média 20 minutos e temas sugeridos pelo público também serão abordados, sem medo de polêmica.

    Antes da nova temporada, que tal maratonar os episódios anteriores do Meia Noite em Pequim? Veja aqui

    A primeira fase do programa (2021-2023) foi voltada a combater a desinformação sobre a China, alvo de uma série de campanhas de difamação em meio à pandemia de Covid-19 e o primeiro governo de Donald Trump nos Estados Unidos. A proposta inicial se desdobrou para o programa Socialismo no Século XXI, tema de pesquisa acadêmica de Jabbour a partir da experiência chinesa.

    “O socialismo é uma experiência histórica que vai sendo construída, e portanto é um conceito que vai se manifestando no movimento real”, destaca Jabbour.

    Nesse sentido, considera que não existe uma definição a priori de socialismo, o que existe a priori é o marxismo como uma ciência do poder político. Segundo ele, é fundamental para nós observarmos  os desafios do socialismo no poder e a partir desses desafios do poder político e da luta dos povos pelo socialismo, o marxismo ir se construindo e se adaptando ao longo do tempo:

    “Não existe marxismo abstrato, o que existe é o marxismo no concreto. Na luta política e no exercício do poder político é que a ciência marxista vai se desenvolvendo e se reafirmando cada vez mais.”

    Extremamente exitosa, a experiência dos dois primeiros programas foi interrompida com a ida de Elias Jabbour à China, onde passou 1 ano e sete meses como consultor-sênior do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS) a convite de Dilma Rousseff, que preside a instituição.

    Mundo de ‘ponta cabeça’

    Socialismo e China continuarão a ser tratados como prioridade na nova temporada do Meia Noite em Pequim, mas novos temas serão abarcados na programação, como o ‘mundo de ponta cabeça’ a partir da nova administração de Donald Trump nos Estados Unidos. “Isso tem provocado o aprofundamento de utilização do caos em forma de governo internacional”, ressalta Jabbour.

    Leia também:

    Elogio de Trump a Lula é derrota do bolsonarismo, mas 2026 exige projeto nacional

    Bilionários da Forbes 2025: uma radiografia da regressão brasileira

    Swift, CIPS e CHIPS: como sanções e moedas definem os pagamentos globais

    O Brasil também terá centralidade na nova programação. “Eu voltei da China muito empenhado em redobrar a discussão sobre o Brasil”, aponta Jabbour. A discussão sobre Brasil não será feita por meio de temas específicos ou contradições, mas por meio de uma discussão de totalidade sobre o país. “A totalidade envolve uma visão de conjunto de fenômenos complexos e a história desses fenômenos. Quando observamos os fatos com profundidade histórica, com visão de totalidade, nós vamos chegar a uma conclusão muito clara.”

    Quem é Elias Jabbour

    Elias Jabbour é uma das principais referências brasileiras no estudo da China e do socialismo contemporâneo. Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, é autor de diversos livros, entre eles China: o socialismo do século XXI (Boitempo, 2021), vencedor do prêmio Special Book Award of China 2022.

    Além da produção acadêmica, as análises de Jabbour alcançam milhares de pessoas nas redes sociais. É voz frequente em debates públicos, seminários, podcasts e programas de rádio e TV.

    É reconhecido como intelectual engajado em traduzir questões complexas de geopolítica e desenvolvimento para um público amplo. Protagonista em debates polêmicos, corrige interpretações equivocadas e desmonta narrativas simplistas sobre China, socialismo e desenvolvimento.

    Atualmente, preside o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), no Rio de Janeiro. É membro do Comitê Central do PCdoB e foi consultor-sênior do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS). É colunista do Portal Grabois.

    Serviço

    Programa: Meia Noite em Pequim
    Apresentação: Elias Jabbour
    Exibição: Todas as quartas-feiras, às 12h
    Onde assistir: TV Grabois no YouTube