Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que vocĂª estĂ¡ procurando?
Prosa@Poesia
Entrelinha(o)

Entrelinha(o)

Entrelinha(o)   O vinho me olhava mais velho que eu, apurado em seu descanso. Eu que nem sei mais o que pedir, dei minha oraĂ§Ă£o aos apertados do beco. Sempre estarĂ¡ presente a poeira nas coisas. Em pratos limpos

Manifesto ictiofĂ¡gico

Manifesto ictiofĂ¡gico

Manifesto ictiofĂ¡gico     No princĂ­pio era a Fome (lei da Gravidade e lei do Homem), uma fome desconforme sem nome do tamanho do mundo e o novo mundo nascente nĂ£o havia fronteiras nem fim, que nem enormĂ­ssimo tabuleiro

Litanies de La Rose

Litanies de La Rose

Litanies de La Rose     Flor hipĂ³crita, Flor do silĂªncio, Rosa cor de cobre, mais fraudulenta que nossas alegrias, rosa cor de cobre, embalsama-nos em tuas mentiras, flor hipĂ³crita, flor do silĂªncio. Rosa de rosto pintado como uma

AlcoĂ³licas – V

AlcoĂ³licas – V

AlcoĂ³licas – V   Te amo, Vida, lĂ­quida esteira onde me deito RomĂ£ baba alcaçuz, teu trançado rosado Salpicado de negro, de doçuras e iras. Te amo, LĂ­quida, descendo escorrida Pela vĂ­scera, e assim esquecendo   Fomes PaĂ­s O

Chicago

Chicago

Chicago   Carniceira de Porco do Mundo, Fazedora de ferramentas, Armazenadora de Trigo, Jogadora de Ferrovias, Cargueira-Mor da NaĂ§Ă£o, Tormentosa, grosseira, vociferante, Cidade de Ombros Largos:   Me disseram que Ă©s malvada e acredito, porque vi tuas mulheres pintadas

Leda e o Cisne

Leda e o Cisne

Leda e o Cisne Um golpe sĂºbito: as grandes asas batendo ainda Sobre a jovem cambaleante, as coxas acariciadas Pelas palmuras negras, a nuca segura ao bico, Ele a mantĂ©m inerme, o colo contra o colo.   De que

De Passarinhos

De Passarinhos

De Passarinhos   Para compor um tratado sobre passarinhos É preciso por primeiro que haja um rio com Ă¡rvores e palmeiras nas margens. E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras. E que haja por perto

Horizonte cerrado* 3: O poema e a mercadoria

Um poema proporciona ao leitor uma perspectiva aguda da realidade, porque nĂ£o carrega de modo imediato o mundo para o texto. O poeta transforma os fatos do mundo em fatos de linguagem que tĂªm a ver, por exemplo, com

Levanta

Levanta

Levanta Levanta, querido Sai desse peso da verdade E vamos colher flores No grito dourado do Sol     Tanto te amo Que sou capaz de me ignorar Sou capaz de bromĂ©lias Sou apta ao liquido dos sonhos  

O Encontro

O Encontro

O Encontro   Na estrada larga da China muita coisa aconteceu; milheiros de humanos passos fabricados na mais funda forja de aurora e de canto. marcharam para o poente com a lentidĂ£o das areias, e as ampulhetas da histĂ³ria