A meu Partido
Fora de ti, embora que ardente, embora que fogo, eu seria uma frágil fagulha, um doce alimento do vento. Em ti continuo a ser fagulha mas integrante das chamas, das labaredas, que escuridão e lama nenhuma conseguirão deter. Fora
Fora de ti, embora que ardente, embora que fogo, eu seria uma frágil fagulha, um doce alimento do vento. Em ti continuo a ser fagulha mas integrante das chamas, das labaredas, que escuridão e lama nenhuma conseguirão deter. Fora
Arbejderen reproduz artigo de Amazonas Arhus, 11 de agosto de 1990. Queridos camaradas, Recebi a revista Princípios e o livro 30 Anos de Confronto Ideológico, pelo que agradeço muito. Com a presente, envio-lhes um cheque correspondente ao pagamento do
Ernst Snapper, em artigo publicado no Brasil pela revista Humanidades (n. 8, setembro de 1984) e intitulado "As três crises da Matemática: o Logicismo, o Intuicionismo e o Formalismo", trata das tentativas feitas no final do século XIX e
O Brasil tem uma tradição forte de liberalismo na exploração econômica dos seres vivos, animais e vegetais. A agricultura brasileira gozou até hoje de total liberdade para utilização dos animais e vegetais de seu interesse econômico. Nunca existiu qualquer
Um dos aspectos mais importantes do imperialismo, embora quase sempre negligenciado por economistas e historiadores, é a sua orientação em direção a um crescente parasitismo econômico, subjacente à lógica que governa a exportação de capitais e a apropriação dos
A História no Brasil é um ramo problemático das ciências sociais. Não por imprecisão conceitual ou metodológica, mas pelas barragens culturais e políticas que a pressionam e dificultam a sua legitimidade. Há uma distância imensa entre a verdade histórica
O confusionismo virou norma. A ofensiva capitalista é multifacética. Ocorre no campo político, econômico, social, científico, no campo das artes etc. Velhos argumentos ressurgem como novos na ânsia de desmoralizar o pensamento científico. A cultura, claro, é um campo
"A ditadura do proletariado é uma luta áspera, cruenta e incruenta, violenta e pacífica, militar e econômica, pedagógica e administrativa contra as forças e as tradições da velha sociedade". (Lênin) "Tempo haverá, tempo haverá Para moldar um rosto com
"A Liberdade é Questão humana", afirmou Emmanuel Kant (1724-1884). Reflexão que o Homem se atribui desde a antiguidade. Kant entendia a liberdade como pensamento idêntico a si mesmo, imanente ao Homem abstrato, uma idéia a priori. Hoje, num texto
A "new wave" da modernidade é inventar um sistema social híbrido, meio socialismo, meio capitalismo. E, em decorrência, um tipo de partido "sereia": meio marxista e socialista, mas com outra metade atraente, "light", disposto a incorporar "outras contribuições teóricas"