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Cultura
Cultura e Barbárie

Cultura e Barbárie

“Nach Auschwitz ein Gedicht zu schreiben ist barbarisch.” Theodor Adorno (Depois de Auschwitz escrever um poema é algo bárbaro)       O projeto maior do processo civilizatório da idade moderna talvez esteja expresso numa frase de Goethe, escrita há pouco

Deus de violência

Deus de violência

Estou com vida mas estive sempre à espera De viver. Não sei por que estou isolado e só Sentimos a inutilidade em existir. Se houver Deus É de violência; nos deixa apodrecer ainda caminhando É o dono de moléstias

A Fruta Aberta

A Fruta Aberta

Para Anamaria Agora sei que sou. Sou pouco, mais sei muito, porque sei o poder imenso que morava comigo, mas adormecido como um peixe grande no fundo escuro e silencioso do rio e que hoje é como uma árvore

Do feuilleton à telenovela

Do feuilleton à telenovela

      Desprezado pelos críticos, o gênero consistia em uma literatura acessível às pessoas de poucos saberes. Tratava-se, sempre, de uma trama dramática infindável, recheada de situações e personagens paralelos, cheia de sobressaltos, publicada em capítulos nos rodapés dos jornais.

A leitura como escavação (3)

A leitura como escavação (3)

      Depois de uma redução, as cores locais parecem mais ser aspectos externos da literatura, circunstâncias que as formam, mas que não são seu todo. As tinturas ou cores locais, nesses romances, só os acrescentam, mas uma fenomenologia talvez

Canção Russiana

Renato, lá na sala, com aquela voz russiana dele, é uma lua ardendo, intumescendo tudo o que tem vida tudo o que habita ou visita a casa, exceto quem teve os ouvidos arruinados por ruídos… Os tímpanos roídos por

Samba

Samba

De uns tempos pra cá, Marilda deu de reclamar: não topa vestido barato; só compra sapato caro; e, contrariada, só fala em se mandar. Mas Marilda não vai, que eu sei. Porque Marilda reclama da vida, fica puta, se

Ópera Olga – densidade e ousadia estética de Antunes

Em outubro, o maestro Jorge Antunes conseguiu realizar seu sonho: a estréia mundial da ópera Olga. Foi no Theatro Municipal em São Paulo que milhares de pessoas assistiram a cinco exibições do espetáculo que conta a história da comunista