O livro Pelos Ideais da Liberdade, da Democracia e do Socialismo, oferecido agora ao leitor albanês, é uma coletânea de escritos e discursos do veterano comunista, dirigente do Partido Comunista do Brasil e destacada personalidade do movimento comunista marxista-leninista internacional, João Amazonas. Neste livro incluem-se materiais publicados no Brasil em duas brochuras, sob os títulos Pela Liberdade e pela Democracia Popular e Socialismo – Ideal da Classe Operária, Aspiração de todos os Povos. Nele estão contidos materiais escritos nos anos 1970-1982.

O camarada João Amazonas é conhecido pelos comunistas albaneses e no movimento marxista-leninista de nosso tempo como revolucionário proletário e como um indômito combatente pelos interesses da classe operária e do povo brasileiro, pelo triunfo da causa do socialismo no Brasil e no mundo, pela defesa do marxismo-leninismo em luta inconciliável contra o revisionismo contemporâneo soviético, iugoslavo, eurocomunista e chinês. A ele cabe o mérito especial de, à frente dos comunistas brasileiros sadios, ter-se insurgido corajosamente contra a traição dos revisionistas kruschevistas e seus sequazes no Brasil e de ter dirigido o processo de reorganização do PC do Brasil sobre bases marxistas-leninistas no ano de 1961. Desde então e continuamente, o PC do Brasil, sob a direção do camarada João Amazonas, tem seguido uma linha marxista-leninista clara e conseqüente, e desenvolvido uma heróica luta contra a reação, pelos verdadeiros interesses nacionais do país, pelos direitos democráticos e pelo futuro socialista, contra o imperialismo, sobretudo o imperialismo norte-americano e o social-imperialismo soviético; igualmente, tem prestado uma valiosa ajuda ao desenvolvimento do movimento revolucionário e marxista-leninista internacional. O camarada João Amazonas é também conhecido, especialmente no movimento comunista e na opinião pública da América Latina, como um talentoso publicista marxista-leninista. Os comunistas albaneses e o nosso povo o conhecem como um honrado, querido e fiel amigo do Partido do Trabalho da Albânia e como um firme defensor da Albânia socialista.

Nos materiais de João Amazonas reunidos no livro Pelos Ideais da Liberdade, da Democracia e do Socialismo são abordados diversos problemas-chave da linha e da atividade revolucionárias do PC do Brasil, das suas posições acerca dos problemas internos do país e internacionais. Através desses materiais, o leitor forma uma clara idéia sobre tais problemas.

Os escritos e discursos do camarada João Amazonas incluídos na presente publicação apresentam e argumentam a estratégia e a tática do PC do Brasil na atual etapa da revolução no Brasil, os seus objetivos emergentes, a luta que o partido desenvolve contra a feroz opressão exercida sobre o povo brasileiro, pela instauração de um regime democrático e popular. Além disso, neste livro são apresentados com uma clareza total os pontos de vista do PC do Brasil sobre a inevitabilidade e a indispensabilidade da derrocada do capitalismo e da instauração do socialismo no Brasil, do seu triunfo em todo o mundo. Todos estes materiais constituem uma verdadeira ata de acusação contra o bárbaro regime explorador e opressor capitalista e imperialista e uma defesa militante do regime socialista, construído consoante os ensinamentos do marxismo-leninismo, cujo exemplo vivo é hoje a Albânia socialista. Os textos constantes deste livro são marcados pelo espírito da luta de princípios para desmascarar as perigosas falsificações burguesas, social-democratas e revisionistas sobre a questão do socialismo.

Na leitura do livro do camarada João Amazonas saltam aos olhos alguns traços característicos dos seus escritos: o partidarismo comunista; a fidelidade ao marxismo-leninismo entrelaçada com sua aplicação criadora nas condições do Brasil e da atualidade; a paixão revolucionária, o otimismo e a inabalável confiança na vitória da causa da classe operária, do socialismo no Brasil e no mundo; o estilo vivo e leve, a linguagem clara e compreensível para as amplas massas, a força convincente de sua lógica.

EDIÇÃO 7, DEZEMBRO, 1983, PÁGINAS 40, 41