A curta e dramática experiência desse governo dos comunardos, que durou apenas 72 dias, deixou importantes ensinamentos para os trabalhadores e para a democratas de todos os tempos. Ela demonstrou, na pratica, a necessidade de extinção do Estado como um aparato especial que, com o tempo, ganhou autonomia e, de servo da sociedade, transformou-se em senhor dela.
Outra lição da Comuna é que, para chegar a esse objetivo final – uma sociedade sem classes e sem Estado – é preciso que o proletário seja capaz de forjar um instrumento político próprio para dirigir a mudança.

Experiência pioneira, a Comuna de Paris foi massacrada, e seus algozes proclamaram a derrota final do socialismo. Estavam enganados, como hoje se iludem os pregoeiros da vitoria definitiva do capitalismo. A Comuna de Paris marcou o fim de uma etapa de predomínio de idéias socialistas ainda pouco desenvolvidas, e a ascensão do pensamento de Karl Marx, que torno-se hegemônico entre os trabalhadores revolucionários que passaram, então, a orientar pelo socialismo cientifico seus embates contra o capitalismo.

EDIÇÃO 21, MAI/JUN/JUL, 1991, PÁGINAS 29, 30