Intrigas mirabolantes, corrupção, tráfico de influência. Tudo isso seria trágico se não fosse cômico. Pelo menos em Os filhos da Dinda, uma coletânea de charges que acaba de ser lançada pela Scritta Editorial, com nove dos melhores nomes da charge política nacional: Alcy, Chico Caruso, Chaudius, Glauco, Jal, Laerte, Maringoni, Negreiros e Paulo Caruso.

Mais que uma simples reunião dos melhores trabalhos (já publicados) de cada um, o livro é um documento fiel e bem-humorado desse período da nossa história. A edição de Maringoni, responsável também pela organização do material, conseguiu algo inédito, que em cada página a narrativa se tornasse única, apesar da diferença de estilos e traços dos artistas. Em comum, a indignação de todos com o mar de lama criado no Palácio do Planalto.

A apresentação de Os filhos da Dinda é de Luis Fernando Veríssimo, que diz num trecho: "A história destes dias só pode ser contada pela caricatura, e justamente por isso foi difícil caricaturizá-la. Como exagerar uma realidade tão exagerada que já parecia sua própria sátira? A glória destes artistas do cotidiano foi a de ter vencido a guerra do ridículo. (…) Venceram a concorrência desleal e o resultado, glorioso, desta vitória está aqui".

Ivana Jinkings

Nas próximas páginas uma amostra do livro:

EDIÇÃO 27, NOV/DEZ/JAN, 1992-1993, PÁGINAS 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64