O Plano Real fez dois anos, e o mundo já não é tão róseo como se anunciou no início da atual política econômica do governo. Lécio Morais destrincha as razões das dificuldades. Dificuldades, aliás, antevistas por Princípios desde a implantação do plano. O pano de fundo dessas dificuldades, a situação de dependência agravada pela política neoliberal, é descrito no artigo de Nelson Werneck Sodré, que estréia como colaborador em nossa revista. Esta contribuição sinaliza o reconhecimento que Princípios vem obtendo entre a intelectualidade progressista e avançada de nosso país. Bem vindo!

Este ano marca o 125o. aniversário da Comuna de Paris, lembrado na entrevista de Claude Willard. Ela foi a heróica antecessora das revoluções socialistas modernas, cuja história e vicissitudes são abordadas nesta edição pelos artigos de Haroldo Lima, sobre Mao Zedong e de Aldo Arantes, sobre Cuba.

Com esta edição publicamos, num encarte especial, o ensaio escrito pelo professor Edgard Carone. “Os primórdios do movimento operário no Brasil (1820-1914)” apresenta material de pesquisa e análise que contribuem para o aprofundamento da história do movimento operário.

A história da Guerrilha do Araguaia esteve na obscuridade durante muitos anos devido, principalmente, ao segredo militar que a ditadura impôs sobre ela e que se manteve durante a Nova República. Nos últimos anos, a história daquela que foi a maior resistência armada contra o arbítrio do governos dos generais passou aos jornais. Recentemente, O Globo fez uma enorme cobertura sobre o assunto. A história da Guerrilha extrapola a história do PCdoB; ela é, na verdade, um capítulo importante e heróico da história do povo brasileiro. Assim, o esclarecimento de muitos mistérios que a envolvem interessa ao PCdoB e, principalmente, à consciência democrática e progressista do país. Romualdo Pessoa Campos Filho e Gilvane Felipe enfrentaram essa questão. Visitaram o Araguaia, cenário da luta, em cumprimento de responsabilidades acadêmicas – ambos são historiadores da Guerrilha – e de anseios políticos – ambos são militantes políticos ligados à causa dos trabalhadores e da revolução.

Apresentamos, nesta edição, o relato feito por cada um deles, desvendando aspectos diferentes daquela eoppéia, esclarecendo alguns pontos, e confirmando outros. É uma contribuição ao conhecimento do passado recente do país e da violenta repressão que se abateu contra aqueles que ousaram desafiar a tirania.

Uma boa notícia aos amigos leitores é que Princípios está sendo eviada para mais de 65 países. É a contribuição desta revista à luta ideológica contra o neoliberalismo e em defesa do socialismo científico.

EDIÇÃO 42, AGO/SET/OUT, 1996, PÁGINAS 3