O retrato dos leitores da Princípios, desenhado pelas respostas ao questionário encartado na edição 44 da revista, começa a ficar pronto e mostra uma relação ampla e aberta entre a Princípios e seu público. Ela não atinge apenas os simpatizantes e filiados do PCdoB (75% dos leitores), mas também muitos leitores filiados ao PT (18%), PDT, PCB, PPS, e, inclusive, PSDB. Esse pluralismo é visível também na lista dos 52 principais líderes políticos citados na pesquisa. João Amazonas aparece como destacado dirigente político brasileiro e Fidel Castro como o líder estrangeiro de mais projeção, acompanhados pelos nomes de Lula, Brizola, Arraes e João Pedro Stédile, entre os brasileiros, e Felipe Gonzales, Daniel Ortega, Álvaro Cunhal, Jiang Zemin, entre os estrangeiros. Até o escritor comunista português José Saramago foi mencionado entre os líderes estrangeiros!

O público da revista é formado principalmente por homens (81%), sua idade média é de 37 anos, embora mais da metade tenha menos de 40 anos. Os leitores estão espalhados por quase todos os estados. A maior concentração está no Sudeste (41%), seguido do Nordeste (27%) e Sul (21 %). São leitores fiéis. Mais de 20% acompanham a revista há mais de 10 anos; 33% há mais de 4 anos; 15% há mais de um ano. São leitores, também, que dividem sua revista com outros: cada exemplar é lido por 2,3 pessoas em média.

Trata-se também de um público instruído: 52% tem formação universitária (entre estes, 35% tem pós-graduação); 38% tem segundo grau completo ou realizam algum curso universitário.
A imensa maioria dos leitores é formada por assalariados; 37% são profissionais liberais; 10% ocupam atividades operacionais ou administrativas urbanas; 8% são professores; 3% são funcionários públicos; há ainda trabalhadores rurais, estudantes, técnicos, etc, entre os leitores de Princípios.

A revista saiu bem no retrato. Revelou-se um veículo de idéias avançadas consolidado, com um público exigente, qualificado e fiel. Sua linha editorial aberta, atenta aos graves problemas nacionais, aos dilemas da cultura nacional avançada, à luta pelo socialismo e à defesa da herança marxista, acertou no alvo da sensibilidade política de seu público. É uma revista marxista que se dirige ao conjunto da sociedade brasileira, e os resultados mostram que ela se aproxima desse objetivo.
Agradecemos a todos aqueles que se dispuseram a responder o questionário enviado. Conhecer melhor quem efetivamente usa as informações é um passo essencial para o aperfeiçoamento da revista, tornando-a mais eficiente.

* Comissão Editorial

EDIÇÃO 45, MAI/JUN/JUL, 1997, PÁGINAS 3