“A poesia da China, além de antiqüíssima, é muito ligada à natureza. Seus caracteres e ideogramas estão ligados ao céu, às nuvens, às estrelas, aos lagos, aos rios, às estradas, aos longos caminhos do vento e dos redemoinhos….
Li Tai Pô, que viveu no tempo do imperador Ming, “o esclarecido”, é considerado o maior poeta chinês, amante do vinho, da Lua; e morreu por esses dois amores, tentando, embriagado, abraçar a luz da Lua que se refletia no fundo de um lago(…)”
Paulo Ramos Derengoski
Lages/SC

Social x jurídico
“A realidade social possuiu uma forte interdependência com a realidade jurídica, tanto pelo fato de o direito ser a ciência das normas obrigatórias que regem a vida da sociedade quanto pela evidente variação dos comportamentos e ideologias no decurso do tempo, o que exige uma atualização constante dos preceitos legais.
Sabe-se que os ordenamentos jurídicos precisam refletir os tipos de sociedade que regulamentam. Entretanto, não se coadunam com as leis vigentes ou necessitam de novas formulações normativas capazes de atender ás suas modificações. Como conseqüência, surgem as discrepâncias entre o universo social e o jurídico, muito presentes em nosso país. (…)”
Enézio Júnior”
Ilhéus/BA

Errata
Alertados pela carta de Jaison Beting, de Presidente Nereu (SC), constatamos que a foto publicada na quarta capa da revista 57 não se trata de revoltosos do Contestado, mas sim de uma armada por coronéis da região.

EDIÇÃO 59, NOV/DEZ/JAN, 2000-2001, PÁGINAS 82