Países socialistas
"A revista Princípios já publicou artigos sobre Cuba, Vietnã e China. No que se refere à China, gostei muito do que escreveu o deputado federal Haroldo Lima na edição 59. Graças a seu artigo, pude ter uma idéia geral das questões ideológicas na China atual. Parece-me que enquanto a China continuar seu desenvolvimento econômico e social, orientando-se pelos "quatro princípios cardeais", enumerados no referido artigo, o futuro do socialismo na China não estará ameaçado. Por outro lado, uma China forte e socialista é um fator importante para a paz mundial; e será sempre um ponto de referência de inspiração para todos aqueles que acreditam no triunfo do socialismo no Brasil e no mundo inteiro.
Como leitor assíduo da revista há vários anos, gostaria que esta publicasse alguma coisa sobre a Coréia do Norte. Penso que outros leitores também gostariam de ler algum documentário baseado em fontes fidedignas – como já foi feito em relação a Cuba, Vietnã e China – sobre a construção do socialismo nas condições históricas da Coréia do Norte. Quais as principais dificuldades que o país está enfrentando atualmente? Quais são as perspectivas do socialismo na península coreana? Como sabemos, a grande imprensa, embalada pelo espírito do modelo neoliberal hegemônico não esclarece nada, confunde e distorce tudo o que diz respeito ao socialismo e ao comunismo, mormente quando se refere à Coréia do Norte.
Todas as notícias fragmentadas que a gente lê na imprensa ou ouve pela televisão parecem ser altamente tendenciosas. Dizem que a Coréia do Norte está em uma crise profunda, que o povo está morrendo de fome, ao mesmo tempo dizem que os norte-coreanos estão prestes a fabricar a bomba atômica, que o país é uma ameaça aos Estados Unidos, etc. A primeira pergunta que dá vontade de fazer é a seguinte: se o país está tão mal assim, como pode ameaçar a grande potência da atualidade?"
José Lourenço Cindra Guaratinguetá – SP

Reforma agrária
"Gostaria de sugerir que a revista publicasse mais matérias sobre a questão agrária, a reforma agrária em nosso país e também sobre o MST. ( … ) Essa questão complexa e importante deve ser tratada e considerada de maneira constante pelos marxistas (e sempre exigiu destes singular atenção). ( … )"
Ricardo Montalvão Goiânia/GO

Povo palestino
"O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, sentir-se-á honrado com sua presença na Sessão Solene com a finalidade de comemorar o 'Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino' que, por solicitação dos nobres Deputados Salvador Khuriyeh, Jamil Murad e Pedro Tobias, será [foi, N.R.] realizada no dia 27 de novembro de 2000, às 20 horas, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira."
Venderlei Macris Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

EDIÇÃO 60, FEV/MAR/ABR, 2001, PÁGINAS 90