Estava em casa, tinha recém acordado, peguei o jornal, quando uma grande vontade de ir ao cinema me tomou de assalto. Abri o jornal em entretenimento, não estava muito disposto a longos percursos, por isso escolhi um cinema perto da minha casa.

      Passando o indicador pelo jornal, encontrei o cinema com três sessões: uma era com dois ss no meio, a outra era com um ç no meio e a última tinha um c no começo e dois ss no meio.
E agora, para qual sessão irei. Vou para a sessão, para a cessão ou para a seção? Fui tomado por uma grande dúvida.

      Sai procurando pelo jornal para ver se em alguma parte havia uma explicação sobre as sessões. O tempo passava e o jornal nada me dizia.

      Pra que tantas sessões, uma só já era suficiente, é seção com ç, cessão, com c no início e dois ss no meio, sessão com dois ss no meio e eu sem sossego imaginando a qual sessão assistir.

      Iniciei uma busca descabida à procura de alguma informação sobre as sessões. Talvez a sessão seja mais emocionante, mas, e se a cessão for mais romântica? Não, não estou tão romântico assim. E a seção? Esta deve ser boa. Não, estou com pouco dinheiro; esta deve ser mais cara.

      Busquei em outros jornais, mas nenhum tratava sobre as sessões. Resolvi então apelar para os livros: nenhum livro me dizia nada sobre este assunto. Desesperado, gritei da janela para o Nestor, meu vizinho.

      – NESTOR! SE EU FOR À CESSÃO, O QUE ESTOU FAZENDO?

      – VIRANDO VIADO!

      Nestor sempre foi um grosso. Só queria saber se estava fazendo um bom ou mau negócio. Mas tudo bem, continuemos (o word é um inconveniente: vive dizendo que seu texto está errado, mas quando você vai ver qual sugestão dele, ou ele te dá uma opção errada ou não tem nenhuma sugestão, então você percebe que ele é um tremendo ignorante) nossas investigações. Resolvi então pedir ajuda aos parentes, liguei para minha mãe.

      – Mãe, estou com a maior dúvida: o que você acha? Queria ir ao cinema e vi que existem três sessões, para qual devo ir?

      – Vai pra cama, meu filho, é mais seguro.

      Mãe é mãe. Seu maior hobby é cuidar da saúde dos filhos e achar que eles ainda são crianças. Se sempre fizéssemos o que elas mandam, nunca saíamos da cama.

      Já era tarde quando resolvi me aventurar nas três sessões. Primeiro, fui à seção e acabei numa loja de departamentos, sem saber o que fazer. Fiquei ainda algum tempo nesta seção e fui parar em um banco. Me injuriei com esta seção e fui para a cessão. Logo de início fiquei decepcionado: era um tal de dar aqui, dar ali, não importava o quê, você tinha que dar. Uma verdadeira loucura. Como aí não é muito minha praia, me toquei para outras paradas. Foi então quando entrei na sessão, e aí, sim, assisti a um bom filme.

      De volta para casa, comprei um dicionário e vi que teria economizado um bom tempo se o tivesse consultado antes, pois lá estava em bom português: "Cessão com c no início e dois ss no meio, trata-se do ato de ceder, de doar; seção com ç no meio refere-se a departamento, vem de secionar, que significa cortar, dividir; e sessão, com s no início e dois ss no meio, vem do latim sessio, que significa "ato de sentar-se", por tanto sentar-se numa sessão de cinema".