A humanidade criou inimigos o bastante para estar cotidianamente molestada por eles. Vilões promovem todo tipo de ataque e rapinagem, subjugam povos pela força quando esses não são subjugados por uma espécie de vassalagem econômica; assim, é dispensável qualquer receita para o inimigo, mas vamos fingir ingenuidade para entrar num faz de conta e dizer que ninguém sabe que a água é um recurso vital para humanidade, um bem de valor, assim como o petróleo, por exemplo.

      Então, lá vai a receita para o inimigo: O Brasil tem uma grande reserva subterrânea de água, mas, tem um povo que tem orgulho de seu patrimônio natural, um orgulho que vem sendo construído desde a literatura romântica do século XIX e deixou marcas no próprio Hino Nacional.

      Uma tomada ostensiva dessa riqueza natural talvez não aconteça de forma tão "natural" como é desejável a um inimigo experimentado, mas, todos sabemos que a tradição que edificou o orgulho nacional também nos legou alguns vícios históricos que inclui um descuido com o que é nosso. Portanto, basta que o inimigo espere por uma brecha na legislação ou, alguma conivência, para que possa comprar e explorar as terras que concentram os recursos hídricos subterrâneos, algo mais ou menos como trocar madeira e ouro por espelhinhos e bugigangas.