O livro faz uma abordagem das relações entre o Estado e o processo histórico de acumulação do capital. São analisadas as diferentes fases do desenvolvimento capitalista e identificadas as relações específicas e as articulações mútuas existentes entre o Estado e a reprodução do capital. A globalização do capital, atual fase do desenvolvimento, inaugurou um novo padrão de acumulação. Ao analisar as diversas concepções acerca desse novo momento, conclui que a globalização do capital não modificou as contradições fundamentais do capitalismo entre o trabalho e o capital e entre sua tendência endógena à globalidade dos seus fluxos econômicos e a territorialidade de sua gestão política.

O acirramento das contradições endógenas do capitalismo, na fase da globalização do capital, torna cada vez mais ampla a ação do Estado, reafirmando a sua necessidade permanente e crescente.
Davidson de Magalhães Santos é mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia, professor de economia da Universidade Estadual de Santa Cruz, desde 1990. Vereador por dois mandatos (1989 a 1996) e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Itabuna (2001 a 2003). Coordenador de atividades para o Nordeste da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).