O livro contém a Resolução política e demais documentos do 11º Congresso do Partido Comunista do Brasil, recentemente realizado. Entre as singularidades do nosso tempo, a Resolução Política do 11o Congresso do PCdoB ressalta no plano internacional a ofensiva imperialista norte-americana empreendida por meio de guerras e ameaças contra os povos e uma economia capitalista prenhe de paradoxos, crises e instabilidade. Sublinha, noutro pólo, a intensificação da resistência dos povos e países em sua luta pela paz e pelo direito ao desenvolvimento. Ressalta, ainda, que do bojo dessa realidade contraditória emerge uma nova luta pelo socialismo.

No plano nacional, apresenta importante sistematização da luta pela superação do neoliberalismo nos marcos de uma experiência concreta e inconclusa – o governo Lula – e reflexões políticas importantes sobre o ineditismo histórico, no caso brasileiro, da participação dos comunistas no governo da República; governo este de composição ampla e heterogênea.

A Resolução Política sistematiza concepções e caminhos de edificação de um Partido à altura dos desafios dessa época histórica no qual o movimento revolucionário percorre um longo período de acumulação de forças.