Um espaço de confluência, um local para o encontro entre o trabalho intelectual desenvolvido pelo PCdoB e atividades semelhantes realizadas por intelectuais e outras organizações do campo marxista e progressista do Brasil e de outros países — essa é a definição da Fundação Maurício Grabois.

Suas finalidades mais gerais são a de promover estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre a realidade brasileira e mundial; realizar trabalho de educação política e formação militante; e pesquisar diferentes temas que contribuam para o progresso social do povo brasileiro. Destacase entre suas linhas também a pesquisa e a elaboração da temática da integração solidária da América Latina.

A Fundação Mauricio Grabois tem a convicção de que para cumprir estas finalidades e enfrentar as tarefas teóricas da contemporaneidade terá de realizar seu trabalho interagindo com o conjunto das forças avançadas. Dada esta concepção, a diretoria e as demais instâncias da Fundação Maurício Grabois são constituídas por militantes do PCdoB, além de intelectuais, pesquisadores e personalidades do mundo da cultura, com ou sem filiação a outras legendas, que tenham afinidade com seus propósitos e se disponham a colaborar com o êxito de seu trabalho.

Diretrizes e prioridades

Superar a crise do socialismo para reafirmá-lo em bases novas é uma obra que exige desenvolver e enriquecer o marxismo e combater o dogmatismo que o enrijeceu. Fixamos como prioridades a sistematização sobre as singularidades do capitalismo contemporâneo, os caminhos da nova luta pelo socialismo, e a jornada pela resistência e superação do neoliberalismo, com focos no Brasil e na América Latina.

Contribuir para a elaboração de um projeto nacional assentado na soberania, na democracia, no desenvolvimento sustentável e duradouro é outra finalidade da Fundação, diz Adalberto Monteiro. “Sobretudo na atualidade, quando ficaram patentes o desastre do neoliberalismo e os efeitos destrutivos da crise capitalista decorrente da denominada financeirização do capital”, destaca.

Dentre suas atividades, diz ele, a Fundação Maurício Grabois também buscará resgatar e preservar a memória do movimento operário e popular e contribuir para a elaboração da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Os marxistas, ao longo de mais de oito décadas, participaram ativamente da construção do Brasil moderno e marcaram presença nos principais acontecimentos da história nacional e no cotidiano da luta dos trabalhadores e do povo.