Maurício Grabois nasceu em Salvador (BA), em 02/10/1912, e morreu em 25/12/1973. Homem de larga cultura, jornalista e propagandista, dedicou sua vida à construção de um Brasil soberano, democrático e socialista, e sempre cultivou o marxismo-leninismo como instrumento teórico capaz de instruir essa transformação.

Foi responsável pelo setor nacional de agitação e propaganda da Juventude Comunista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), comandou o jornal A Classe Operária, tomou parte ativa nas jornadas de 1934 e 1935 contra o fascismo, o imperialismo e o latifúndio, que resultaram na formação da Aliança Nacional Libertadora (ANL).

Deputado eleito à Assembléia Nacional Constituinte, foi líder da bancada comunista no Congresso Nacional entre 1945 e 1948 – quando os mandatos comunistas foram cassados e ele foi obrigado a entrar na clandestinidade.

Comandante da Guerrilha do Araguaia – principal resistência armada à ditadura militar, foi cercado pela repressão e metralhado no Natal de 1973, em um ponto das selvas da Amazônia, no sul do Estado do Pará. Maurício Grabois foi um homem de pensamento e de ação – teve uma vida inteira dedicada à construção de uma sociedade soberana, democrática e socialista