A Fundação Maurício Grabois, a Fundação Perseu Abramo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Rede IPES/Corint, da França, promoverão o “Seminário Internacional sobre a crise mundial”, dias 20 e 21 junho de 2009, na cidade de São Paulo. O evento será aberto às 9h30min do dia 20, sábado, com a apresentação do seminário. Em seguida, o cientista político e professor da Uerj Emir Sader fará uma palestra inicial sobre o tema do seminário.
A Fundação Maurício Grabois, a Fundação Perseu Abramo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Rede IPES/Corint, da França, promoverão o “Seminário Internacional sobre a crise mundial”, dias 20 e 21 junho de 2009, na cidade de São Paulo. O evento será aberto às 9h30min do dia 20, sábado, com a apresentação do seminário. Em seguida, o cientista político e professor da Uerj Emir Sader fará uma palestra inicial sobre o tema do seminário.

Às 14hs o tema abordado será o diagnóstico da crise internacional — natureza, profundidade e extensão. A mesa será coordenada por José Reinaldo, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, terá a palestra sobre “História e dimensões da crise: financeira, econômica, energética, alimentar, ambiental e estrutural” com Jorge Benstein, economista, professor na Universidade de Buenos Aires. Em seguida, Sitaram Yeshuri, deputado e secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista da Índia-Marxista (PCI-M), abordará o tema “A crise e as interpretações marxistas do capitalismo”.

O tema seguinte, previsto para ter início às 16h30min, será as “Reações frente à crise: EUA, Europa e instituições internacionais”. A coordenação da mesa será de Iole Ilíada, diretora da Fundação Perseu Abramo. O cientista político e professor da PUC-RJ Luís Fernandes falará sobre “A política dos Estados Unidos, Obama — qual mudança?” e Sérgio Ribeiro, economista e membro do Partido Comunista Português (PCP), abordará “Os impactos da crise na União Européia e a reação dos governos”. Finalizando o tema, Nelson Barbosa, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, do Brasil, comentará “Os organismos internacionais frente à crise”.

Ainda no dia 20, às 19h30mimn, será debatido o tema “Reações frente à crise: Rússia, Índia, China e África do Sul”. A mesa será coordenação por Patrick Theuret, diretor da Corint. Gyula Thürmer, cientista político, diretor da Fundação Hungria Neutra, de Budapeste, falará sobre “A Rússia frente à crise”. Paulo Vizentini, professor do curso de Relações Internacionais UFRGS, que abordará “A Índia frente à crise” e Wladimir Pomar, jornalista e escritor (Brasil) comentará “A emergência da China no mundo contemporâneo” — esse último tema possivelmente será abordado também por um representante do Partido Comunista da China (PCCh). Finalizando o tema, Blade Nzimande, secretário-geral do Partido Comunista da África do Sul (PCAS) falará sobre “A África do Sul e o continente africano frente a crise”.

No domingo, dia 20, às 9hs, o tema será “América Latina: lutas populares e governos progressistas frente à crise”. A mesa será coordenada por Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT. O secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores do Brasil Samuel Pinheiro Guimarães falará sobre “A crise e a Integração latino-americana”. Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “A reação de governos, partidos de esquerda e movimentos sociais frente à crise”.

Participarão do debate, pelo Brasil, Marco Aurélio Garcia, vice-presidente do PT (a confirmar), Artur Henrique, presidente da CUT, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB e representantes do PT e do PCdoB. Haverá também representantes da Argentina, de Cuba, da Bolívia, do Equador, da Nicarágua, do Paraguai, do Uruguai, da Venezuela e de El Salvador.

Ás 14hs, o tema debatido será a “Crise e alternativas socialistas”, com Theotônio dos Santos, economista, professor da UFF. A coordenação da mesa será de Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois. Haverá intervenções de Carlos Lupi, presidente (licenciado) do PDT (a confirmar) e ministro do Trabalho do Brasil; Roberto Amaral, vice-presidente nacional do PSB; Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB; e Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT. Às 17h45 min será a sessão de encerramento.

_________________

Programação:

Dia 20 de junho (sábado)

Às 9h30min – Apresentação da programação: PT, PCdoB, FPA, FMG e Corint.

Às 10h – Crise e alternativas da esquerda, com Emir Sader, cientista político, professor da UERJ.

Às 14h – Diagnóstico da crise internacional: natureza, profundidade e extensão.

Coordenação da mesa: José Reinaldo, secretário de Relações Internacionais do PCdoB.

História e dimensões da crise: financeira, econômica, energética, alimentar, ambiental e estrutural: Jorge Benstein, economista, professor na Universidade de Buenos Aires

A crise e as interpretações marxistas do capitalismo: Sitaram Yeshuri, deputado, secretário de Relações Internacionais do PC da Índia-Marxista (PCI-M).

Às 16h30min – Reações frente à crise: EUA, Europa e instituições internacionais

Coordenação da mesa: Iole Ilíada, diretora da FPA

Tema: A política dos Estados Unidos, Obama — qual mudança?: Luís Fernandes, cientista político, professor da PUC-RJ.

Os impactos da crise na União Européia e a reação dos governos: Sérgio Ribeiro, economista, membro do Partido Comunista Português (PCP).

Os organismos internacionais frente à crise: Nelson Barbosa, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (Brasil).

Às 19h30min – Reações frente à crise: Rússia, Índia, China e África do Sul

Coordenação da mesa: Patrick Theuret, diretor da Corint

A Rússia frente à crise: Gyula Thürmer, cientista político, diretor da Fundação Hungria Neutra, de Budapeste.

A Índia frente à crise: Paulo Vizentini, professor do curso de Relações Internacionais UFRGS – Brasil.

A emergência da China no mundo contemporâneo: Wladimir Pomar, jornalista e escritor (Brasil), e representante do Partido Comunista da China (a confirmar)

A África do Sul e o continente africano frente a crise: Blade Nzimande, secretário Geral do Partido Comunista da África do Sul.

____

Dia 21 de junho (domingo)

Às 9h – América Latina: lutas populares e governos progressistas frente à crise

Coordenação da mesa: Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT

A crise e a Integração latino-americana: Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores (Brasil).

Mesa-redonda “A reação de governos, partidos de esquerda e movimentos sociais frente à crise”.

Participantes: Marco Aurélio Garcia, vice-presidente do PT (a confirmar), Artur Henrique, presidente da CUT, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, representantes do PT e do PCdoB (Brasil) e representantes da Argentina, de Cuba, da Bolívia, do Equador, da Nicarágua, do Paraguai, do Uruguai, da Venezuela e de El Salvador

Às 14h – Crise e alternativas socialistas, com Theotônio dos Santos, economista, professor da UFF.

Coordenação da mesa: Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois.

Intervenções de Carlos Lupi, presidente (licenciado) do PDT e ministro do Trabalho do Brasil (a confirmar); Roberto Amaral, vice-presidente nacional do PSB; Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB e Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

Às 17h45 – sessão de encerramento.

– Haverá debate com o público após o encerramento de cada tema.

– Local: Hotel Braston — Rua Martins Fontes, nº 330, Centro, São Paulo