Reunindo comentários de Ronaldo Carmona, membro da Comissão de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sobre os programas dos partidos comunistas da África do Sul, da Índia e da Rússia, o livro é um importante documento para o debate sobre a transição ao socialismo e a questão nacional.

Segundo Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, no texto de apresentação do livro, a realização de estudos e pesquisas focados nos principais problemas enfrentados na atualidade pelas forças revolucionárias busca, à luz da experiência histórica e dos acontecimentos recentes, a construção de generalizações que atestam a convergência e consonâncias, assim como pontos de vista diferenciados quanto aos caminhos da luta revolucionária no século que se inicia.

“No estudo comparativo ora publicado (…), Ronaldo Carmona (…) coloca um tijolo a mais nesse esforço de análise. Trata-se de um trabalho de grande relevância, que contribui sobremaneira para um melhor entendimento das inovadoras opções programáticas recente dos comunistas brasileiros”, escreve ele.

Em palestra realizada no dia 10 de setembro, Frederico Mazzucchelli, professor livre docente do Instituto de Economia da Unicamp e ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, disse que o mundo vive um momento de forte inflexão. Para ele, a dimensão da atual crise econômica global ainda é incalculável.