Uma das grandes realizações da Fundação em 2009 foi o documentário Chega com jeito – os camponeses da Guerrilha do Araguaia. Uma equipe foi deslocada para o local dos combates, na região conhecida como “Bico do Papagaio” – que compreende o Sul do Pará, o Sudoeste do Maranhão e o então Norte de Goiás (hoje Tocantins) –, para entrevistar os camponeses no âmbito do processo de anistia promovido pelo Ministério da Justiça.

O documentário reúne depoimentos de camponeses que conviveram com os guerrilheiros e sofreram as agruras impostas pela repressão da ditadura militar. Em relatos marcantes, os moradores locais contam como os militantes do PCdoB deslocados para a região eram respeitados pela população local.

A equipe também gravou depoimentos do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, do historiador Romualdo Pessoa Campos Filho, do ministro da Justiça Tarso Genro, do integrante da Comissão de Anistia Egmar José de Oliveira e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. O documentário será lançado em 2010.