Conforme o planejamento encaminhado pelo camarada Carlos Alberto Lima (Carlão), Secretário Estadual de Formação e Propaganda do Comitê Estadual do Rio de Janeiro, os comunistas fluminenses desenvolverão uma intensa atividade formadora, desenvolvendo os cursos regulares da Escola Nacional bem como diversos seminários temáticos.

A Secretaria de Formação está organizada em quatro frentes com os seguintes responsáveis:

Escola Nacional – Seção RJ: Paulo Bretas

Fundação Maurício Grabois – RJ: Carlos Henrique (Caíque)

Revista Princípios – Carlos Alberto Lima (Carlão)

Núcleos de Estudo e Pesquisa: (a definir na próxima reunião)

Seguem os encaminhamentos:

Escola Nacional – Seção RJ

Fica indicado um corpo gestor da escola, com núcleo inicial composto por Paulo Bretas, Pedro Cross e Heloisa Silva.

De acordo com as diretrizes aprovadas na Secretaria Nacional de Formação, serão realizados massivamente Cursos do CBV para os municipais e militância envolvida nas eleições, Cursos de Iniciação ao Marxismo-Leninismo na Capital e nas Regiões do Estado e um Curso de Nível II – Conceitos Básicos do Socialismo Cientifico – na primeira quinzena de junho.

A organização dos CBVs ficará a cargo dos municipais, sob orientação da seção estadual da Escola, que deverão solicitar à Secretaria de Formação a quantidade de apostilas necessárias e o DVD com antecedência mínima de 30 dias antes do curso. Orientamos que os pré-candidatos que não tenham curso de formação partidária, bem como suas equipes, sejam organizados em turmas de CBV. Junto com esta circular seguem anexos a apostila para otimização do CBV e a ficha padronizada de inscrição, que deverá ser reproduzida pelos municipais.

A realização do Curso de Iniciação ao M-L ficará a cargo da seção estadual da Escola, que entrará em contato com os municípios-sede das regiões geopolíticas do Estado.

Fundação Mauricio Grabois – Seção Rio de Janeiro

Organizará, no semestre, 3 Seminários de caráter nacional: 1) Os 100 anos do 8 de março – programação já em curso organizada pela Dilcéia, Sônia Latgé e Ana Rocha; 2) O papel das atividades de esporte,( jogos militares, Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Rio), no Novo Plano Nacional de Desenvolvimento do PCdoB; 3) Pré-Sal/Energia (petróleo, etanol, etc.) e seu papel no NPND.

Realizará um Seminário sobre o Desenvolvimento do Rio de Janeiro, podendo lançar um livro/revista com propostas para subsidiar o programa do PCdoB para o futuro Governo do Estado. A posse da nova direção estadual se dará num desses eventos.

Revista Princípios

Devemos retomar o incentivo às assinaturas e para isso o papel das direções municipais será de fundamental importância. Ao longo do semestre serão discutidas cotas de assinaturas para municípios, mandatos, e onde haja presença de militância na institucionalidade. Os candidatos deverão ser orientados a assinarem a revista.

Orientamos aos camaradas das direções estadual e municipais que ainda não fizeram sua assinatura, que o façam o mais breve possível.

Serão mantidos contatos com outras secretarias do Partido para viabilizar temas para artigos e, no caso da Comunicação, ações conjuntas para a promoção da revista.

Núcleos de Estudo e Pesquisa

Serão reorganizados e sob a coordenação de um camarada da Comissão Estadual de Formação os núcleos de Filosofia, Estado e Classe, Economia Política e Desenvolvimento, Partido e Socialismo terão responsáveis que auxiliarão na dinâmica de reuniões e estudos de cada núcleo.