José Raimundo Nunes Filho explica ainda que Zezinho do Araguaia passou grande parte da sua vida na clandestinidade. “Após o seu reaparecimento, dedicou-se à causa do movimento em prol da anistia dos presos políticos da Guerrilha do Araguaia”, diz ele. O vereador destaca ainda que Zezinho é o principal articulador, criador e presidente e do Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia (IAPA). “Destaca-se a sua luta em prol da Construção do Memorial da Guerrilha do Araguaia, estando, inclusive, em fase de construção o anfiteatro deste, através de empenho e esforço do homenageado”, complementa José Raimundo Nunes Filho.

O vereador destaca ainda a atuação de Zezinho pelo processo de sobrevivência e manutenção da bacia hidrográfica do rio Araguaia-Tocantins, “sendo importante ativo e fervoroso defensor da não construção da hidrelétrica de Santa Izabel na Bacia do Araguaia, alagando áreas de proteção ambiental e afetando diretamente o ecossistema da região, alagamento que atingiria diversos municípios dentre eles um dos mais atingidos estaria o município de Xambioá, obtendo êxito impedindo a sua implantação, diz José Raimundo Nunes Filho.

Para ele, o reconhecimento da atuação de Zezinho do Araguaia se deve não só no âmbito nacional pela luta armada mas também a defesa dos direitos humanos para a sociedade brasileira e, principalmente, “na sociedade xambioaense, em busca de melhores condições de conhecimento, cultura e vida para sua população”. “A concessão de título de Cidadão Xambioaense a Zezinho do Araguaia na comunidade xambioaense se comprova na sua vivência prática aqui apresentada de forma resumida, bem como pode ser constatada pelos anais da história”, finaliza o texto aprovado pela Câmara Municipal de Xambioá.

Filiado ao PCdoB desde 1962 quando era estudante em Goiás, após o golpe militar de 1964 Zezinho do Araguaia foi um dos primeiros militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a chegar à região e o último a sair — levando consigo Ângelo Arroyo, um dos comandantes da Guerrilha. Após anos sem contato algum com o PCdoB, reencontrou com os dirigentes do Partido em 1996 e em 1997 esteve entre os ilustres convidados que participaram do 9° Congresso do Partido. Desde então, tem sido um ativo militante comunista.