FSMT Salvador inaugura debate sobre a atualidade do Marxismo e a Nova Luta pelo Socialismo
Antonio Barreto

A exemplo do que já ocorrera em edições anteriores do Fórum Social Mundial, a sua décima edição de Porto Alegre foi estendida com o Fórum Social Temático, desta vez em Salvador, que trouxe como tema a crise mundial e suas oportunidades.

Dentre a diversificada programação que se desenvolveu na capital baiana, chamou atenção à atividade auto gestionada intitulada de Espaço Marx.

As atividades do Espaço Marx, organizadas pelas Fundações Maurício Grabois, Dinarco Reis e Lauro Campos foi uma novidade. Pela primeira vez o debate sobre a teoria marxista aconteceu no FSM e ajudou a elevar o nível político e levar para o Fórum o debate das idéias revolucionárias para a luta dos povos por uma sociedade sem explorados e exploradores.

As atividades do Espaço Marx do FSMT Salvador aconteceram no auditório do Sindicato dos Bancários que ficou pequeno para o público que se mostrou interessado em participar dos debates.

Foram quatro mesas de debates tendo a primeira tratando da estratégia da revolução brasileira, e que teve como debatedores José Reinaldo de Carvalho (PCdoB), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Jorge Almeida (PSOL). Nessa mesa, os debates giraram em torno de questões relacionadas com revolução e a questão nacional, análise classista do governo Lula, a correlação de forças na política brasileira e o caminho da revolução no Brasil, que passa, segundo José Reinaldo, por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e pela intensificação da luta antiimperialista, do movimento de massas e das alianças políticas, tendo como núcleo central as forças progressistas. Destacou ainda o dirigente do PCdoB a importância da “política eleitoral, da participação dos comunistas na atividade institucional e o avanço de uma política progressista na América Latina”.
A segunda mesa que teve como debatedores o professor Muniz Ferreira (PCB) e o Jornalista José Carlos Ruy (PCdoB), expuseram as primeiras contribuições e o desenvolvimento do marxismo no Brasil, com destaque para a trajetória do Partido Comunista do Brasil (PCB), as divergências e a cisão do Partido de 1957 / 1962 e a luta atual para o desenvolvimento da teoria marxista.

No 2º dia, pela manhã, debateu-se as “experiências socialistas do século XX”. Esta mesa foi composta pelo sociólogo José Luiz Del Roio, Ricardo Abreu (dirigente nacional do PCdoB), o dirigente do Partido Comunista de Cuba, Miguel Hernandez e Valério Arcary, do PSTU. José Luiz Del Roio e Ricardo Abreu, em suas intervenções externaram as divergências de idéias com o dirigente do PSTU, afirmando que a luta pelo socialismo se fez no passado e ainda hoje em condições muito difíceis, tendo que se levar em conta a correlação de forças na luta política, as formas de luta, a participação das massas no processo revolucionário, o desenvolvimento das forças produtivas e das novas relações de produção no sistema capitalista e na atualidade, as novas condições da investida imperialista.

Del Roio chegou a afirmar que tem sempre gente que critica tudo, porque acredita numa visão idealista do socialismo. O dirigente comunista cubano Miguel Hernandez, com toda a sua experiência de construção do socialismo em Cuba, sob cerco imperialista há 50 anos, não deixou por menos. Rebateu uma a uma as análises idealistas e por vezes sectárias sobre as experiências socialistas do século XX e a árdua tarefa atual de manter viva a idéia do socialismo sob condições de cerco imperialista.

Os trabalhos do espaço Marx foram fechados ainda com o auditório lotado, com uma conferência proferida pelo Professor Renildo Souza sobre a “Crise do Capitalismo e suas perspectivas”, tendo o conferencista levantado os fundamentos e algumas idéias para a saída da crise e a necessidade da luta pela alternativa socialista.

Uma semente então foi plantada, cabe agora manter a presença da interlocução dos marxistas, elevando o debate político e teórico e contribuindo nas próximas edições do Fórum Social Mundial

Plano Geral de Atividades de Formação e Propaganda

1.Realização do curso nível II, em Salvador, no período de 09 a 20 de janeiro de 2010 com a participação de 16 pessoas, da Região Metropolitana e da cidade de Santa Luz

2.  25/03 abertura de inscrição permanente para realização de curso CBV em Salvador, na sede da Escola, sempre que completar turma de 15 a 20 pessoas.

3. Finalização do portal da Revista Eletrônica “Dialética”, uma iniciativa da Fundação Maurício Grabois núcleo Bahia. A inauguração deverá acontecer no mês de março próximo.

4. Concluídos os trabalhos de catalogação dos livros e revistas, organização e informatização da Biblioteca Marxista do Centro Integrado de Formação Loreta Valadares, com inauguração a ser definida na próxima reunião da Comissão Estadual de Formação. Provavelmente, a inauguração será no mesmo dia do lançamento da Revista Eletrônica “Dialética”

5. Já estamos com o orçamento em mãos para discussão e aprovação da Escola a distância no Estado, através da internet. Inicialmente, a idéia é começar com um piloto do curso de CBV.

6. Cemarx UNEB – Seminário a ser realizado na cidade de Alagoinhas, na 2ª. semana de novembro, na mesma modalidade do realizado pelo Cemarx Unicamp. A exemplo dos anos anteriores, a FMG seção Bahia, participará como parceira na organização do evento.

7. FMG juntamente com a Fundação Dinarco Reis e Fundação Lauro Campos, organizou o Espaço Marx no Fórum Social Mundial Temático Salvador (conforme matéria acima)

8. Programação de cursos de CBV pra 25 cidades, com dois cursos já realizados.

Região de Heliópolis- Data: 27/02/2010 – Cidades: Heliópolis, Adustina, Fátima, Antas, Cícero Dantas, Bansaê e Ribeira do Pombal. Sede do curso:Heliópolis. Número de participantes: Professor: Jeferson

Maragogipe – Data: 27/02/2010 – Número de participantes: Sede do Curso: Maragogipe. Professor Natan

Programação a realizar:

Cabaceiras do Paraguassu, Cruz das Almas (terra do poeta Castro Alves) – Data: 06/03/2010. Local do Curso: Cabaceiras do Paraguassu. Professor: Antonio Barreto

Região de Araci – Data: 20/03/2010 – Cidades: Serrinha, Araci, Teofilândia, Lamarão, Santa Bárbara – Sede do Curso: Serrinha. Professor: Ricardo Moreno

Região de Água Fria – Data: 27/03/2010 – Cidades: Água Fria, Ouriçangas, Pedrão, Santonópolis, Irará. Sede do Curso: Irará : Professor: Caio Botelho

Região de Coração de Maria – Data: 03/04/2010 – Cidades: Coração de Maria, Conceição de Jacuípe, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Amélia Rodrigues – Sede do curso: Conceição de Jacuípe. Professor: Agnaldo Matos

9. SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA ESCOLA – SEÇÃO BAHIA

Data: 04/03/2010 – Local: Centro Integrado de Formação Loreta Valadares