COMO LER UM POEMA – De 20 a 23 de Abril

Desfrutar o poema enquanto obra de arte – é o objetivo do novo curso de Antonio Cicero no Centro Cultural b_arco. Para isso, serão abordados alguns dos maiores poetas da literatura nacional e estrangeira, levando em conta os elementos gramaticais, estruturais e criativos de que o poema é composto. A leitura ideal do poema em voz alta conduzirá o aluno a fruí-lo em sua mais completa forma.

Como Ler um Poema – Conteúdo

O que é a poesia? A poesia e as outras artes. A poesia e a filosofia. A poesia e o juízo de valor. Poesia clássica e poesia romântica. Os recursos poéticos. Métrica. As formas fixas. Poesia moderna e modernista. O verso livre. O legado da tradição. Poesia de vanguarda. O resguardo. A retaguarda. Poesia contemporânea. A letra de canção.

A leitura de um poema, mesmo quando efetuada em voz baixa ou interior, não se compara com outras experiências de leitura. Ela deve ser progressiva e regressiva, levando em conta todos os elementos semânticos e sintáticos, formais e materiais, descritivos e alusivos de que o poema é composto. Do contrário, o poema não é fruído como obra de arte, isto é, não é fruído como deve sê-lo. O curso “Como ler um poema” pretende, através de abordagens exemplares de alguns dos maiores poemas da literatura universal e brasileira, indicar como se deve ler um poema para fruí-lo enquanto obra de arte.

Antonio Cicero é poeta e ensaísta. Autor de livros de poemas e ensaios filosóficos, com A cidade dos livros (2002) e O mundo desde o fim (1995), entre outros. Tem trabalhos publicados com Waly Salomão e Eucanaã Ferraz, como Nova Antologia Poética de Vinícius de Morais. Também é letrista, em parcerias com Adriana Calcanhoto, João Bosco e Marina Lima. Atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

SERVIÇO
COMO LER UM POEMA – CURSO COM ANTONIO CICERO
De 20 a 23 de abril (terça a sexta)
20h às 22h
Preços – Duas parcelas de R$ 190,00
Para todos os interessados em poesia.
Número de encontros: 4
30 vagas

Centro Cultural b_arco
R. Virgílio de Carvalho Pinto, 426. Pinheiros.
(11) 3081-6986.
www.obarco.com.br