“O centro vai elaborar pesquisas sobre a atuação do Bric nos fóruns multilaterais, a economia, a administração de cidades e a inovação e cooperação técnicas entre os quatro países”, disse à Agência Brasil o professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC, Paulo Ferracioli.

Na tarde desta quarta-feira (14/4), ele coordenou os debates sobre o Bric e o comércio internacional realizado no encontro do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), em Brasília. Os debates integraram o fórum sobre o papel do Bric na transformação global pós crise econômica. O fórum termina nesta quinta-feira (15/4).

Ferracioli disse que o centro integra uma série de investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro para viabilizar o projeto chamado Rio, Cidade Global. “Este conceito”, disse, “é o de uma cidade em que você possui estruturas de pesquisa capazes de fornecer serviços para outros países”.

Um exemplo, segundo Paulo Ferracioli, é a possibilidade de o centro reunir em um único local os professores e os estudantes que desenvolverão as pesquisas sobre o Bric. “Eles poderão interagir com outros países que desejarem obter informações aprofundadas sobre o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, usando o centro como uma ponte para obter este conhecimento”, disse.

_________________________________________________________________

Fonte:  Correio Braziliense