A diretora de Formação, Nereide Saviani, iniciou a série de avaliações setoriais, destacando a importância de ampliar as atividades de sua diretoria. Para ela, a formação pela Fundação Maurício Grabois pode ser mais difusa do que no Partido. Com essa finalidade, Nereide Saviani propôs a elaboração de um plano, que compreenda seminários, debates e outras formas de promover a formação.

Aldo Arantes, diretor de temas ecológicos e ambientais, também fez um balanço das atividades de sua diretoria e destacou o resultado positivo dea busca de parcerias com outras entidades. Ele mostrou iniciativas pensadas na Comissão de Meio Ambiente e ressaltou a importância que a questão ambiental vem adquirindo. Aldo Arantes exemplificou essa importância com dados minuciosos de outros países que estão interessados em debater o assunto. Ele fez uma conclamação à mobilização em torno do tema e apresentou um detalhado projeto de atividades para a diretoria.

Pedro de Oliveira, integrante do Conselho Fiscal, lembrou que os recursos tecnológicos permitem a realização de cursos a distância e discorreu sobre os passos necessários para a disponibilização de conteúdos da Fundação Maurício Grabois por meio da internet. O tema também mereceu comentários do diretor de Estudos e Pesquisa, Sérgio Barroso. Ele citou a dificuldade na distribuição de livros, revistas e outros materiais pelo país — um problema que rendeu um prolongado debate na reunião. Várias sugestões foram feitas, que serão estudadas pela diretoria. Em sua intervenção, o consultor e pesquisador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Maurício Grabois, Dynéas Aguiar, sugeriu a profissionalização desse serviço.

Portal da Fundação Maurício Grabois

O presidente do Conselho Curador, Ricardo Abreu de Melo, o Alemão, disse em sua intervenção que há uma agenda de atividades internacionais, dentro e fora do país, que podem contar com a participação da Fundação Maurício Grabois. O secretário-geral e coordenador do CDM, Augusto Buonicore, fez um detalhado relato sobre a organização do acervo do Partido. Ele destacou o empenho da equipe do CDM e da Fundação Maurício Grabois para resgatar a memória marxista e progressista brasileira.

Já o novo diretor de comunicação e publicações, Fábio Palácio, fez uma rápida avaliação do novo Portal da Fundação Maurício Grabois, destacando o conteúdo mais analítico e dinâmico das matérias publicadas. Segundo ele, o Portal tem uma linha editorial bem marcada. Os números da visitação — cerca de 850 visitas diárias — foram apresentados como um desafio para firmar o Portal. Fábio Palácio também apresentou um balanço da publicação de livros e propôs uma nota sobre o incêndio que destruiu o Instituto Butantan, na cidade de São Paulo. A nova diretora de políticas públicas, Márvia Scárdua, também interveio e apresentou idéias para a formulação de um plano de trabalho para a sua diretoria.

Homenagem a Maurício Grabois

À noite, no auditório da sede nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na cidade de São Paulo, foi exibido o documentário “Camponeses do Araguaia — a Guerrilha vista por dentro”, com a presença de um grande número de espectadores. Em seguida, ocorreu a posse da nova diretoria da Fundação Maurício Grabois, eleita pelo seu Conselho Curador. Estavam presentes também Flávio Jorge, da Fundação Perseu Abramo — ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) — e o intelectual e ativista social ítalo-brasileiro José Luis del Roio. Adalberto Monteiro abriu a solenidade mostrando um vídeo sobre Maurício Grabois, produzido pela Campanha pela Memória e pela Verdade da OAB/RJ, e lembrou que asugestão do nome para o Instituto que se tranformou em Fundação foi de João Amazonas, histórico dirigente e ideólogo do PCdoB.

Adalberto Monteiro disse que Maurício Grabois é um dos desaparecidos políticos, desde quando comandava a Guerrilha do Araguaia. Para ele, a ocultação de cadáver é um crime hediondo, que compromete a completa redemocratização do país. Segundo o presidente da Fundação Maurício Grabois, a abertura dos arquivos da ditadura é uma bandeira que precisa ser empunhada com vigor pelos democratas brasileiros. Adalberto Monteiro ressaltou também a força das idéis na luta pela transformação e emancipação nacional e social. O estudo marxista e progressista, disse, é uma condição para se detectar os elos da realidade transformadora. Ele mstrou, em slides, as realizações da gestão cessante.

A Fundação Maurício Grabois, destacou Adalberto Monteiro, tem se esforçado para poromover o estudo multifacético e desvendar idéias que contribuam para a transofrmação do Brasil. Ele lembrou que a a entidade tem atuando em dois movimentos: reunir e pôr em movimento quadros importantes para a elaboração de idéias e agregar talentos que estão espalhados pelo país afora. Segundo Adalberto Monteiro, o objetivo é cativar as forças marxistas e progressistas para o estudo da realidade nacional. O presidente da Fundação Maurício Grabois terminou sua intervenção enfatizando que esse esforço faz parte da tarefa de estudar e formular propostas para o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND).

Partido da ciência, da arte, da cultura

O diretor de Comunicação e Publicações da gestão cessante, José Carlos Ruy, subiu à tribuna para mostrar as publicações da Fundação Maurício Grabois e fez um chamado para a importância dessa atividade na elaboração e difusão de idéias. Vandré Fernades, diretor do documentário “Camponeses do Araguaia — a Guerrilha vista por dentro”, também falou sobre essa importante iniciativa de divulgar um episódio destacado da história do Brasil. Luis Carlos Del Roio fez uma saudação à Fundação Maurício Grabois, dizendo que estava orgulhoso por participar daquela rica atividade. Flávio Jorge, da Fundação Perseu Abramo, também saudou a entidade e destacou as produtivas parcerias entre as duas fundações.

Os trabalhos foram encerrados com a intervenção do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. Ele iniciou dizendo que o Partido tem dado muita atenção à comunicação, à formação e à propaganda. Para o presidente do PCdoB, ao concentrar esforços nessas atividades o Partido pretende avançar efetivamente na transformação do país. E essas áreas, segundo ele, são essências. Por isso, disse Renato Rabelo, a Fundação Maurício Grabois tem uma importância muito grande. O presidente do PCdoB lembrou que as grandes mudanças só ocorrem com a organização do povo e dos trabalhadores. A frente da luta de idéias e teórica, destacou, é decisiva. Renato Rabelo disse ainda que o PCdoB é o partido da ciência, da arte, da cultura.