Exibição será na Escola Politécnica de Saúde, no dia 8 de julho, às 13h30, seguida de debate com o diretor Silvio Tendler. O filme é uma revisão dos eventos políticos e econômicos que elevaram ao extremo, ao risco e até à desaparição dos sonhos de igualdade, de justiça e de harmonia. O documentarista Silvio Tendler trafega por alguns dos episódios mais polêmicos dos últimos séculos, passando em revista a Revolução de Outubro, o Holocausto, a queda do Muro de Berlim e a explosão do neoliberalismo.

Da Carta Maior

Os principais acontecimentos políticos e econômicos do Brasil e do mundo nas últimas décadas são o tema do documentário “Utopia e Barbárie”, que será exibido no dia 8 de julho, às 13h30, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) como parte das comemorações dos 25 anos da Escola. O evento faz parte da programação dos ‘Colóquios de Ciência e Política: 25 anos de Educação Politécnica na Saúde’ e será realizado no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo. O debate será transmitido ao vivo pelo site da EPSJV (www.epsjv.fiocruz.br).

“Utopia e Barbárie” é dirigido por Silvio Tendler, que trabalhou durante dezenove anos na elaboração do filme. Durante estes anos fez uma minuciosa pesquisa; entrevistou filósofos, teatrólogos, cineastas, escritores, jornalistas, militantes, historiadores e economistas e viajou o mundo para entender as questões que mobilizam esses dias tumultuados: a Utopia e a Barbárie. O filme é uma revisão dos eventos políticos e econômicos que elevaram ao extremo, ao risco e até à desaparição dos sonhos de igualdade, de justiça e de harmonia. O documentarista Silvio Tendler trafega por alguns dos episódios mais polêmicos dos últimos séculos, passando em revista a Revolução de Outubro, o Holocausto, a queda do Muro de Berlim e a explosão do neoliberalismo mais canibal que a História já conheceu.

Silvio Tendler é formado em História pela Universidade de Paris e mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Etudes en Sciences Sociales/Sorbonne. Em sua filmografia destacam-se os documentários Os Anos JK, uma Trajetória Política (1980), Jango (1984), Retrato Falado do Poeta Castro Alves (1997-98), Marighella, O Retrato Falado do Guerrilheiro (2001-02) e Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (2003).

Os “Colóquios de Ciência e Política” tiveram início em abril deste ano. O ciclo de palestras, que é parte da comemoração dos 25 anos da Escola, terá eventos mensais que irão abordar temas como relação entre democracia, capitalismo e possibilidades de transformação social; papel das instituições públicas na constituição da relação Estado e sociedade; balanço dos movimentos sociais do campo e da cidade; relação entre ciência e expropriação ambiental no sistema capitalista; e a história de Manguinhos como território de vida e luta, dentre outros. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão conjunta, com trabalhadores, estudantes e militantes parceiros sobre os desafios teóricos e políticos que se apresentam no cenário contemporâneo da sociedade brasileira.

_____________________________________________________________________

Fonte: Carta Maior