Os homenageados da noite foram o geógrafo Aziz Ab' Saber – na foto com a direção da ANPG – , considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo, e o folclorista Câmara Cascudo, nascido em Natal.

Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, a prefeita de Natal, Micarla Araújo de Souza, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, entre outras autoridades, assistiram às emocionantes homenagens. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Ivonildo do Rêgo, recebeu uma placa de homenagem em nome do folclorista natalense, já falecido.

ANPG na SBPC

A primeira fala foi do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, Vasco Rodrigo, que pautou a importância dos avanços em educação e ciência e tecnologia nos últimos oito anos, destacando o vertiginoso crescimento do número de escolas técnicas do país e os recentes decretos que conferiram maior autonomia à universidade brasileira. Ao saudar o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, e o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, o diretor da ANPG fez também a abertura do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado pelas três entidades, e parte integrante da programação oficial da 62ª Reunião Anual.

Coube a Augusto parabenizar a SPBC pelo acerto no tema da Reunião “Ciências do Mar: herança para o futuro”. O presidente da UNE destacou ainda a campanha da UNE, UBES e ANPG, que reivindica 50% dos recursos do fundo social do pré-sal para a educação.

Ao final do ato, os presentes se dirijam para a UFRN para o show de abertura com a cirandeira Lia de Itamaracá e o cantor Zeca Baleiro.

A prefeita de Natal brincou com o público presente, dizendo que certamente alguém trouxe a chuva de outro lugar, já que Natal é a cidade com mais dias de sol do Brasil, o que lhe rende o título de “Cidade do Sol”. “Desejo que todas as crianças que passem pela atividade sejam contagiadas pelo vírus da ciência”, disse ainda prefeita.

O Salão

As entidades nacionais de representação dos estudantes brasileiros realizam , de 25 a 30 de julho, no Centro de Biociências da UFRN (CB), o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica.
Com o tema “Integração Científica e Tecnológica da América Latina”, o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica é um espaço para debater a produção e aplicação do conhecimento produzido no continente e também para revelar talentos e potencialidades, por meio das diversas atividades, sobretudo a Mostra Científica, para a qual estudantes de todos os níveis de ensino podem inscrever trabalhos.

Os homenageados

Aziz Ab'Saber, paulista de São Luiz do Paraitinga, é geógrafo, conhecido mundialmente. Foi presidente da SBPC nos anos de 1993 a 1995.

Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30 de dezembro de 1898 – 30 de julho de 1986) foi um historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.