Em mais uma atividade do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnica (ENET), uma grande cerimônia realizada no auditório da IFRN homenageou os Senadores da República que contribuíram de forma direta para a aprovação do projeto que visa destinar 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. O ato foi marcado ainda pela apresentação da carta do ENET e da entrega do Projeto UBES Brasil.

Estiveram presentes os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Juliano Medeiros, que representou o senador José Nery (PSOL-PA) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT-CE). A senadora Fátima Cleide (PT-DF) também foi lembrada por todo seu empenho em prol da aprovação. Compondo a mesa: os presidentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick; da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas; o vereador da cidade de Natal, George Câmara, além do reitor da IFRN, Belchior de Oliveira.

Uma grande salva de palmas de cerca de 500 estudantes anunciou a entrada dos convidados na mesa. Yann Evanovick comentou sobre a importância das escolas técnicas para a formação profissional dos jovens. “A UBES reafirma que o seu principal dever é contribuir para ampliar e fazer com que as escolas técnicas a cada dia tenham a qualidade necessária para formar grandes profissionais”.

Com o debate girando em torno do tema “O Pré-sal e o Financiamento da Educação Profissional", Evanovick começou seu discurso falando sobre a grande jornada de lutas que aconteceu no início do ano e mobilizou milhares de jovens estudantes em todo o Brasil. “Muita gente ficou em dúvida, mas o movimento estudantil provou nas ruas que a pauta dos 50% do fundo social do Pré-sal mobiliza”, afirmou.

Em seguida, o presidente da UBES entregou ao representando do senador José Nery, a Deputada Fátima e o Senador Inácio Arruda, uma placa de agradecimento ao grande apoio à aprovação da emenda que destina 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação.

Emocionada, Fátima agradeceu a homenagem recebida diante dos estudantes. “Para mim é uma grande alegria receber essa homenagem da UBES e da UNE, duas entidades que lutam e sempre lutarão pelos interesses dos estudantes no país. Muita coisa boa me aconteceu enquanto deputada federal, uma delas, a aprovação do FUNDEB que tive a honra de ser relatora”.

O representante do senador José Nery, Juliano Medeiros, levou as palavras e o sentimento do parlamentar em relação às conquistas protagonizadas pelos jovens estudantes. “A união de fará com que as reivindicações das entidades estudantis tenham propriedade para continuar lutando e conquistando”.

Arruda falou sobre a importância das escolas técnicas não só na vida profissional das pessoas, mas também na questão de incluir o indivíduo socialmente. “Quando peguei meu ‘canudo’ de eletrotécnica, no Ceará, percebi que não ficaria sem trabalho em lugar nenhum no mundo”.

O senador comentou o aumento significativo no número de escolas técnicas em todo o Brasil. “Em apenas oito anos de mandato do Presidente Lula, o número de institutos federais subiu de 100 para 214”. A expectativa é que até 2010 sejam 600 novos institutos federais.
Estudantes tomam as ruas de Natal.

Na tarde de ontem, após a homenagem feita aos senadores, os estudantes que participaram do 11º ENET tomaram as ruas de Natal em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a alegria e empolgação típica dos secundaristas, faixas, bandeiras e palavras de ordem foram pronunciadas na concentração que aconteceu em frente ao portão principal da Universidade.

Na linha de frente, Yann Evanovick e Augusto Chagas ditavam o ritmo das centenas de jovens marcharam em direção à reitoria da instituição. Lá, o presidente da UBES leu a carta do ENET, com todas as resoluções do que foi debatido nos dois dias de debates do Encontro Nacional de Escolas Técnicas.

De Natal, Paulo Tonon