Livros lançados em 2010 abordam inovação, socialismo e desenvolvimento
Ciência & Tecnologia para o desenvolvimento nacional é o título de livro organizado por Adalberto Monteiro e Fábio Palácio. O livro é resultado de dois seminários sobre o tema, realizados em setembro de 2009 e fevereiro de 2010.
A luta pelo socialismo do século XXI foi abordada pelo intelectual Samir Amin, no livro A via de desenvolvimento de orientação socialista. Em 80 páginas, o autor comenta convergências e divergências do debate sobre os problemas políticos, sociais, históricos e culturais da luta contra o capitalismo. Sobre a mesma temática, a Fundação publicou ainda o gibi O Ideal e o Caminho, elaborado pelo jornalista Bernardo Jofflily com base no programa socialista do PCdoB.
Joffily transpôs para a linguagem dos quadrinhos a essência da estratégia e da tática dos comunistas no Brasil. De acordo com a tradição da cultura oral, tão cara ao povo brasileiro, ele escolheu um personagem para narrar a proposta do Programa Socialista — João Amazonas, um dos mais destacados ideólogos e construtores do PCdoB. A imagem ficcional é carinhosa: um velhinho, meio sábio, meio mago, que tem um tracajá como mascote.
Ainda no âmbito do debate sobre um novo projeto nacional de desenvolvimento para nosso país, a Fundação e a editora Anita produziram o livro Desenvolvimento: Ideias para um projeto nacional, organizado por Aloísio Sérgio Barroso e Renildo Souza. Em 288 páginas, vários autores discorrem sobre a problemática do desenvolvimento econômicosocial, que readquiriu excepcional importância desde a ascensão tempestuosa do neoliberalismo. Outra obra de fôlego lançada em 2010 é o livro Contribuição à historia do Partido Comunista do Brasil, organizado por José Carlos Ruy e Augusto Buonicore. Com 320 páginas, a obra parte do princípio de que a existência do Partido Comunista do Brasil corresponde a uma necessidade histórica. “Nasceu para responder às exigências da luta dos trabalhadores e se consolidou justamente por corresponder a ela ao longo da história política do país. Esse é o fato significativo a demonstrar que sua presença no cenário político brasileiro não é mera saída propagandística: é a realidade”, dizem os organizadores.