Agenda de cursos para a Escola Estadual de Formação- PCdoB-Goiás

Considerando:

As diretrizes gerais da Escola do PCdoB em que:

• Todo militante deve conhecer o Partido: especificidade de suas lutas, organização e funcionamento; sua história; suas propostas para mudar o Brasil (o Programa); suas normas (direitos e deveres dos filiados – o Estatuto).
• Todo militante deve ter acesso às bases teóricas e ideológicas da política do PCdoB – o marxismo-leninismo.
• Todo militante deve ter acesso ao conhecimento da realidade brasileira: a história; condições atuais; perspectivas.
• Todo militante deve ser formado para, no âmbito de sua atuação, dirigir as massas e, gradativamente, capacitar-se para participar da direção partidária.

O papel da Escola que é de:
• Priorizar a transmissão/apropriação de conhecimentos;
• Dedicar-se à formação de quadros;
• Dar respostas às necessidades mais urgentes do Partido (milhares de filiados novos), cuidando da formação das bases e direções intermediárias;

E ainda considerando:
• A fase de expansão do Partido em Goiás, com a filiação de um grande número de novos camaradas,
• A estruturação de diversas comissões provisórias municipais no Estado,
• A estruturação dos zonais e do Comitê Municipal em Goiânia,
• A antecipação da Conferencia Estadual para o mês de Agosto e das conferencias municipais de junho a julho;

A Comissão de Formação de Goiás propõe uma agenda que contemple esses aspectos, iniciando de imediato uma série de cursos de Nível I (CBV e Programa), com o objetivo de qualificar em escala, esses novos militantes e um grande número de militantes antigos que não fizeram nenhum curso do Partido.

Ressalta-se que esse processo antecede a realização das conferencias, no estado e acontece junto com outras iniciativas reestruturantes do PCdoB em Goiás, como a realização do Planejamento Estratégico para o período de 2011 a 2014 e a estruturação do Departamento de Quadros do Partido.

Dessa forma, um dos aspectos que se pretende com esses cursos é o de qualificar um conjunto de quadros que irão assumir as direções partidárias, seja em municipais, zonais ou no Comitê Estadual. Assim, a participação nos cursos será condição necessária, para os quadros que assumirão funções nas direções partidárias.

Além disso, realizaremos pela Fundação Maurício Grabois, um debate sobre a situação no Oriente Médio, tema de grande interesse e de grande demanda e dois Seminários sobre o Estado de Goiás, com o objetivo de subsidiar a direção do partido na construção do projeto político organizativo, para os próximos anos.

É importante assinalar que a vinda da camarada Nereide foi muito importante, no sentido de respaldar a frente de Formação do Partido em Goiás e inseri-la de forma decidida na agenda da Comissão Política e do Comitê Estadual.

Para a construção da agenda no 1º semestre, priorizamos o município de Goiânia, e também Anápolis, Aparecida de Goiânia, o entorno do DF, e a região sul, com a realização de um curso em Itumbiara.
Para o segundo semestre, após a realização da Conferencia Estadual em agosto, retomaremos os cursos em Goiânia, e realizaremos cursos de Nível I (CBV e Programa), em todas as outras regiões do estado.
Também para o segundo semestre está prevista a realização dos cursos: Institucional, em Setembro (17 e 18), de Nível I avançado, (de 30.09 a 02 .10), e o de Nivel II, Regional (junto com DF, TO, MS, MT), no mês de outubro (data ainda não acertada).

Para a preparação dos cursos, estamos realizando a revisão do CBV (prof. Sílvio Costa), de acordo com as orientações enviadas pela Comissão Nacional e faremos uma reunião com os professores (dia 06.04) para a apresentação e discussão do conteúdo do curso, assim como da metodologia.

Abraços e saudações comunistas
Edsaura Maria Pereira
Secretária de Formação e Propaganda