Para tratar de seu tema de capa – “As revoltas árabes” -, Princípios nº 112 teve a colaboração do destacado economista egípcio Samir Amin, diretor do Fórum do Terceiro Mundo em Dakar; do economista e secretário de Relações Internacionais do PCdoB Ricardo Alemão Abreu, e do professor e diretor do Instituto Jerusalém do Brasil Lejeune Mirhan.

A fim de trazer contribuições de relevo aos grandes debates nacionais Princípios dá destaque também à reforma política, ora em discussão no Congresso Nacional. O tema coloca em questão a ampliação da democratização e da representação das minorias na política nacional.

João Quartim de Moraes, marxista e professor de filosofia da Unicamp, em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré, historiciza e nos traz análises sobre a vasta obra do grande intelectual marxista.

Como parte importante da história política do país o Partido Comunista do Brasil, PCdoB, se aproxima de seus 90 anos de lutas em prol da democracia, da soberania e do progresso social. A luta de ideias e por um novo projeto nacional de desenvolvimento segue seu rumo e seu caminho no Programa do Partido, como destaca Renato Rabelo, presidente do PCdoB.

Na seção de cultura Princípios traz artigo especial sobre a peça brechtiana “Os vivos somos nós”, do diretor Sérgio de Carvalho. Outro texto aborda os mais significativos trabalhos da obra de Cândido Portinari, os painéis "Guerra" e "Paz", que estão de volta ao Brasil”. O artigo é assinado pela historiadora e mestre em artes Juana Nunes.

A edição 112 traz ainda um especial sobre os 30 anos de Princípios, mostrando como a revista, ao longo dos anos, ofereceu análises dos problemas contemporâneos sob outra perspectiva, diversa daquela veiculada pela grande mídia em suas coberturas tendenciosas e superficiais – como afirma o editor Adalberto Monteiro.

Fechando essa edição temos a resenha do livro “Cultura, arte e literatura: textos escolhidos / Karl Marx e Friedrich Engels”, de José P. Netto e Miguel M. C. Yoshida, escrita por Sérgio. A. Barroso, doutorando em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp.

____________________________

Compre sua revista pelo site: http://www.anitagaribaldi.com.br/