PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL/SANTOS:
PREPARAR-SE PARA A NOVA FASE QUE DESPONTA PARA A CIDADE

PREFÁCIO

A “nova” Cidade que desponta deverá conformar-se, fundamentalmente, pelas exigências da recente descoberta das imensas jazidas petrolíferas na camada pré-sal da Bacia de Santos, e da exploração iminente dessas reservas, com os desdobramentos em terra das inúmeras atividades de apoio que deverão ser demandadas. Também de grande importância serão o aprofundamento e alargamento do canal do estuário, a ampliação prevista para o complexo portuário, repercutindo na exportação e importação de mercadorias, retroporto, porto-indústria, modais de transporte, entre outras necessidades que o desenvolvimento econômico exigirá.
O núcleo deste texto pretende especular sobre as exigências que devem surgir para o Partido Comunista do Brasil, Comitê Municipal de Santos, com esta “nova” Cidade que desponta. O objetivo é descortinar possíveis caminhos para a ação político-partidária que propiciem, senão a conquista a curto e médio prazo de protagonismo dos comunistas no poder local, ao menos o início positivo desse caminhar.
O recorte espacial adotado para este trabalho é a porção territorial insular do município.
Não se propõe examinar neste texto as questões geo-econômicas, políticas e sociais, ainda que relevantes, como a Cidade de Santos, polo da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), seu caráter metropolitano, a conurbação regional, a área continental do município. Serão só superficialmente abordados os aspectos históricos de Santos, sua população, a influência em seu território do maior porto brasileiro em movimento financeiro, as recentes descobertas de petrolíferas em sua bacia marítima, o comércio, os serviços e o turismo.
Este trabalho não segue o rigor acadêmico. Tem como finalidade político-ideológica principal contribuir com a militância partidária em Santos. Deverá servir como trabalho de conclusão do curso de Nível III da Escola Nacional do Partido, realizado em julho de 2009.

Santos, agosto de 2010.
Fred

Para acessar a íntegra deste trabalho, acesse-o bara baixar, ao lado