Quase 500 pessoas participaram da abertura do seminário Governar Para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, promovido pela Fundação Maurício Grabois, em Brasília, nesta sexta-feira (17). A abertura do encontro, que tem objetivo de promover o debate sobre políticas públicas e apontar caminhos para a atuação do Partido (PCdoB) em espaços do Governo, contou com presença de representantes do partido, militantes, autoridades e especialistas.

“Nesse esforço de responder aos desafios da nossa época, o Partido Comunista que tem que se tornar contemporâneo. Não mudou o nome, e continua com seus princípios fundamentais, mas tem que atualizar política, programa e tática. Essa tática deve ser flexível, porque a realidade é cheia de caprichos, altos e baixos. Não podemos ter estratégia rígida”, discursou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

Rabelo destacou o papel importante desempenhado pelo PCdoB nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, agora, na gestão da presidente Dilma Rousseff. “Um exemplo é o fato de o deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) ter sido o primeiro líder do governo na Câmara. Também foi o primeiro ministro da Secretaria Especial de Relações Institucionais. Há ainda a evolução do Ministério do Esporte, que não tinha grande destaque, e por meio do trabalho do Partido, conquistou dois grandes eventos esportivos para o Brasil”, afirmou. “Não foi uma contribuição qualquer, o PCdoB teve uma participação decisiva”, concluiu.

O Seminário busca, sobretudo, sistematizar a participação do PCdoB nas conquistas da nação e do povo, fortalecendo progressivamente os comunistas. O presidente da Fundação Maurício Grabois, vinculada ao Partido, Adalberto Monteiro, destacou a importância dos debates para a consolidação do Projeto Nacional de Desenvolvimento do Partido. “O objetivo é passar em exame as políticas públicas no contexto da luta pelo novo projeto nacional de desenvolvimento”, disse.

Segundo Monteiro, a meta do Partido é “ampliar mais e mais a participação nos governos e nos marcos dos capitalistas para acumular forças para enfrentar esse mesmo capitalismo com objetivo de construir o socialismo”.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, também participou da abertura do Seminário. Ele falou rapidamente aos militantes, em função de uma agenda movimentada. “Esse seminário traz uma visão importante a cerca da experiência de se participar da gestão do Estado em vários níveis, e quais as implicações que podem existir com essa estratégia de desenvolvimento do país”, afirmou.

Orlando Silva participa novamente, na manhã deste sábado (18), do seminário para expor as políticas adotadas pelo Ministério visando a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. O debate será sobre o legado desses grandes eventos para o Brasil e os programas e ações do Ministério nesse sentido.

Haroldo Lima, diretor-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), também falou na abertura do encontro, saudando o novo presidente da Embratur, o ex-deputado Flávio Dino – exemplo mais recente da participação dos comunistas no poder político. Lima destacou a evolução dos comunistas brasileiros na participação do poder político. “Antes, só era adequado se o poder político fosse revolucionário e socialista. O PCdoB mudou suas diretrizes e seus pontos de vista com a participação do poder político. Os comunistas devem ter clareza para contribuir com o sucesso do nosso ideal maior que é o socialismo.”

Em nome do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, a chefe da Assessoria Técnica do Instituto, Luciana Acioly destacou a importância do debate sobre os projetos de desenvolvimento nacional. “Conversamos sobre esse evento, e ficamos contentes que essa temática de desenvolvimento esteja ganhando força nos projetos dos partidos progressistas. Essa é uma discussão que ganha força no momento em que vivemos. Muito nos agrada em ver que temos uma reflexão em curso”, afirmou.

De acordo com Acioly, é de fundamental importância a retomada do planejamento estratégico para o desenvolvimento do país. “O desafio é retomar o planejamento, algo que não é tão fácil. Depois de um Estado desmontado, na década de 90, quando havia a agenda do não planejamento, quando o destino do país foi colocado à mercê dos ditames e da lógica do mercado, nós percebemos isso. Agora, há a necessidade de retomarmos o caminho do planejamento, para não cometermos os mesmos erros de anteriormente”, completou.

Também fizeram parta de mesa o prefeito de Maranguape (CE), George Lopes Valentim, o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, deputado Osmar Júnior (PI), e a diretora de Políticas Públicas da Fundação Maurício Grabois, Márvia Scardua.

_____________

Leia também:

Seminário debate o papel do PCdoB no desafio de transformar o Brasil

Osmar Júnior: PCdoB quer quintuplicar candidatos a prefeito