Promovido pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores (PT), pela Fundação Mauricio Grabois (PCdoB) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o seminário reunirá representantes de 15 países latino-americanos e caribenhos em 11 mesas de debates, que estão distribuídas entre os dias 30/06 e 02/07 no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, na Ilha do Fundão.


Stands das Fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo no Seminário

Na abertura, realizada no auditório do Centro Cultural Horácio Macedo da CCMN, estiveram presentes mais de 400 pessoas. A mesa foi composta por Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo, Nilmário Miranda, presidente da FPA, Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Mauricio Grabois e Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ – que terminou seu mandato neste primeiro dia de seminário.


Auditórios lotados

Valter Pomar, na abertura dos trabalhos, explicou que o seminário foi idealizado no Foro para iniciar essa reflexão da prática dos governos progressistas como motor para transformações profundas de modelos culturais da América Latina, além da integração para enfrentar as constantes ameaças das forças imperialistas conservadoras. Destacou ainda o papel das fundações do PT e do PCdoB na realização desta tarefa.

Adalberto Monteiro destacou, por sua vez, a convergência latente nas ações destes governos traduzidas na garantia das respectivas soberanias, baseadas na democracia pelo bem estar dos povos. Segundo ele, esses governos tem se unido numa integração solidária, em organismos como a CELAC.


Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo

Nilmário Miranda saudou as/os representantes latino-americanos na figura da brasileira Vanda Pignato, secretária de Inclusão social e primeira-dama de El Salvador. Reforçou ainda a posição dos governos progressistas latino-americanos na inversão da lógica de desenvolvimento com exclusão social, em contraponto ao que acontece na Europa, onde forças progressistas tem tomado medidas neoliberais. E finalizou destacando que as fundações FPA e FMG foram criadas para esta tarefa. Em seguida, Nilmário leu uma mensagem de saudação de Lula para os/as participantes do seminário.