Transcorridos quase 40 anos, a Guerrilha do Araguaia permanece um episódio inconcluso. Os documentos oficiais referentes a esse destacado movimento de resistência armada à ditadura militar e de luta pela conquista da democracia permanecem sob sigilo. Os restos mortais de guerrilheiros continuam desaparecidos, pois a repressão cometeu o crime de ocultá-los.

Por outro lado, os camponeses da região que foram vítimas de torturas e violências não usufruem da lei que criou o Regime do Anistiado Político. Mesmo alguns já reconhecidos como tal pela Comissão de Anistia tiveram essa conquista suspensa por decisão de um juiz federal do Rio de Janeiro.

O povo brasileiro tem o direito de saber sobre a sua própria história. A quebra do sigilo dos documentos contribui para o resgate da verdade e da memória. Aos familiares dos desaparecidos do Araguaia, deve ser assegurado o direito humanitário de um funeral honroso aos seus mortos.

É inadmissível que os camponeses que foram torturados não sejam beneficiados pela Lei da Anistia. O fato de o Estado brasileiro reconhecer as atrocidades contra eles e lhes conceder a merecida indenização contribuirá para que no futuro não se repitam esses crimes hediondos.

Com o objetivo de defender essa causa humanitária e democrática, será realizado um ato político-cultural com a seguinte programação:

1 – Ato político, às 18h, com a presença de Sezostrys Alves da Costa, presidente da Associação dos Torturados do Araguaia; Romualdo Pessoa Campos Filho, pesquisador e professor, autor do livro "Esquerda em armas"; Virgínia Barros, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE); Vandré Fernandes, diretor do documentário "Camponeses do Araguaia — a Guerrilha vista por dentro"; Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois; Camila Gomes de Lima, advogada visitante da Corte Interamericana de Direitos Humanos durante o julgamento do caso da Guerrilha do Araguaia.

2 – Apresentação do documentário "Camponeses do Araguaia — a Guerrilha vista por dentro".

Realização:

FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS

Apoio:
União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE)
União Goiana de Estudantes Secundaristas (UGES)
União da Juventude Socialista (UJS)
Gabinete do vereador Fábio Tokarski (PCdoB)
Gabinete da vereadora Tatiana Lemos (PDT)
Gabinete da deputada estadual Isaura Lemos (PDT)
Gabinete do deputado estadual Mauro Rubem (PT)