Com o auditório do Sinpro – Sindicato dos Professores – completamente lotado por mais de sessenta dirigentes e militantes do PCdoB mineiro, representando municípios como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Alfenas, dentre outros, a Secretaria de Formação do Comitê Estadual de Minas Gerais deu a largada para o conjunto de atividades que comporão o Curso Nível II da Escola Nacional do partido.

Contando com a presença do camarada Altair Freitas, secretário executivo da Escola Nacional, que desenvolveu a aula de abertura, apresentando os elementos constitutivos do Marxismo Leninismo, a atividade de abertura foi muito rica, com grande participação dos (as) alunos (as), prenunciando que o Curso Nível II mineiro será muito rico.

Com um formato inovador, com a realização de aulas presenciais, leitura individual dos textos indicados para cada bloco de aulas  e desenvolvimento de atividades escritas, o curso será desenvolvido até o mês de agosto, o que demandará de cada aluno (a) um alto grau de comprometimento com os conteúdos e com a dinâmica geral.

As expectativas da secretaria de formação mineira, dirigida pela camarada Conceição Pereira, vão no sentido de que com esse novo formato haja uma maior intereção entre os (as) alunos (as) e o conteúdo a ser estudado, bem como uma intensa participação coletiva dos núcleos de ensino e pesquisa – Filosofia, Estado/Classe, Economia Política/Desenvolvimento, Socialismo e Partido – no tocante à mobilização de professores para as aulas presenciais, realização das atividades escritas e controle sobre a participação dos (as) alunos (as).

Mirando também na realização da Conferência Estadual e na formação de novos (as) professores (as) para alavancar a formação da militância comunista mineira, a realização do Nível II deverá jogar importante papel para o fortalecimento geral do PCdoB mineiro. A julgar pelo ânimo da turma na aula inagural, o curso tende a ser um grande sucesso e esse novo modelo poderá ser utilizado como referência para outros comitês estaduais.

No sábado, dia 09, a secretaria de formação de Belo Horizonte, dirigida pelo camarada Thiago, realizou a apresentação do Programa Socialista do PCdoB, para membros dirigentes do comitê municipal, como elemento impulsionador dos debates a serem realizados com as bases partidárias com vistas à realização da conferência municipal. Também com grande interação dos (as) camaradas presentes,  apresentação foi realizada pelo camarada Altair Freitas, que discorreu sobre as linhas gerais do Programa e sobre a importância de cada militante ter pleno conhecimento do seu conteúdo e do intenso papel mobilizador que a análise sobre a realidade mundial e nacional e as bandeiras de luta ali apresentadas podem desempenhar junto ao partido e ao povo.