O “Curso do Programa Socialista” será composto por um vídeo com cerca de quarenta minutos, abordando os principais aspectos do Programa Socialista e a trajetória de lutas do PCdoB ao longo da suas nove décadas de vida.Serão três módulos abordando as linhas gerais do Programa aprovado no 12º Congresso e um voltado para mostrar as características e trajetória dos comunistas no Brasil. Além do vídeo, o curso será complementado por atividades a serem desenvolvidas de modo presencial, em turmas a serem mobilizadas pelos comitês municipais e estaduais, bem como por demais atividades que ficarão disponibilizadas na internet, voltadas para o aprofundamento do estudo individual sobre o Programa.

Planejado para ser um importante instrumento de popularização e massificação do Programa Socialista, o novo curso em vídeo integrará o currículo e atividades de formação da Escola Nacional, assim como o valoroso CBV, que cumpriu um belíssimo papel político pedagógico para a formação da recente geração de militantes comunistas.

A partir de um roteiro original desenvolvido pelo camarada Bernardo Jofilly – também autor do gibi sobre o Programa – as gravações foram iniciadas no último dia 20 de agosto. Contando com a participação de atores profissionais e ancorado pela atriz e militante comunista Ana Petta – Tininha – o vídeo tem como enredo o trabalho de produção de um vídeo encomendado pelo Partido. Ao longo dos seus quarenta minutos, os personagens da ficcional produtora dialogam e apresentam os principais aspectos programáticos bem como a trajetória e  características do PCdoB nesses 90 anos de vida. Contará ainda com depoimentos de diversos (as) militantes comunistas, do presidente nacional Renato Rabelo e do ex presidente da república Luis Inácio Lula da Silva.

A expectativa da coordenação da Escola Nacional é lançar oficialmente o novo curso até o final de setembro, deflagrando a partir de outubro um amplo movimento de atividades em todos os estados para divulgar e realizar atividades formativas conforme orientações a serem divulgadas oportunamente.

Abaixo, você poderá ver um pequeno trecho das gravações com o aquecimento dos artistas e cenas dos bastidores