Ao abrir a atividade, o deputado Carlin Moura, relatou a militância conjunta que teve com Luciana, quando os dois foram diretores da União Nacional dos Estudantes – UNE. Carlin também explicou que o objetivo de trazer a deputada para o debate foi para ouvi-la sobre a experiência de ter governado por dois mandatos a cidade de Olinda e poder levar para Contagem outros exemplos de governo e de crescimento.

Luciana fez uma introdução relatando a história da cidade, que tem 476 anos e que “esteve presente em todas as lutas libertárias”. A deputada citou algumas similaridades entre Olinda e Contagem, principalmente o fato de serem cidades que fazem parte de região metropolitana e terem muita relação com a capital do estado. Depois, relatou os principais feitos das gestões do PCdoB na Prefeitura.

A deputada, contou que quando assumiu a Prefeitura, encontrou a cidade em condições precárias, já que antes quem a governava eram partidos que não tinham compromisso com o povo. Citou vários exemplos das suas gestões, como o fato de ter feito concurso público para professores, fazendo com que a rede passasse a ter 100% de concursados, visto que antes 60% trabalhavam através de contrato. Para Luciana, “tão importante quanto realizar uma obra é conscientizar o povo da importância daquela obra”, afirma.

Ela citou ainda, projetos importante, tal como, os Comitês de Desenvolvimento, que são eleitos pelo povo para acompanhar e fiscalizar as obras e opinar sobre as prioridades. Para Luciana, “cuidar da cidade é efetivar a participação popular e democrática, promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico”.

A ex-prefeita analisou que foi uma grande experiência o PCdoB ter assumido a Prefeitura de Olinda e a disputar também cargos executivos. Ela afirmou também que o PCdoB a nível nacional tem dado prioridade à pré-candidatura de Carlin Moura para prefeito de Contagem.

Representando o PSB, o ex-deputado e diretor da Copasa, Tilden Santiago, foi escalado para comentar a exposição de Luciana. Começou saudando o deputado Carlin Moura como “o próximo prefeito de Contagem”.

Cristão convicto, Tilden citou o católico Leonardo Boff, que definiu o ato de governar como a ação de cuidar. “Cuidar da cidade, cuidar da população”. Para o ex embaixador, “cuidar da vida das pessoas de uma cidade é um ato revolucionário”, analisou TIlden.

De acordo com ele, o partido que administra não tem que ter hegemonia absoluta sobre os processos políticos, mas tem que compartilhar com os partidos aliados. Ele também, reconheceu que nos últimos sete anos o governo da prefeita Marília Campos fez muito por Contagem e que cabe aos partidos de esquerda, como o PCdoB e o PSB, dar continuidade às ações iniciadas.

Participaram do evento a deputada federal Jô Moraes, o secretário de esporte educacional do Ministério do Esporte Wadson Ribeiro, os vereadores Ciro Campos e Beto Diniz, o secretário de governo de Contagem Hamilton Reis, o presidente da Fundação Mauricio Grabois em Minas, Zito Vieira, o secretário de esporte e lazer de Contagem Albert Plucky.

___________

Fonte: site do deputado estadual Carlin Moura (PCdoB-MG)